Saúde
Lotes de remédios falsificados para reposição de testosterona são proibidos pela Anvisa
Os lotes falsificados encontrados pela Anvisa são de Durateston e de Deca-Durabolin, utilizados para reposição hormonal. Saiba mais!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e proibição da comercialização de lotes comprovadamente falsificados dos remédios Durateston e Deca-Durabolin. O Durateston é utilizado para a reposição hormonal de testosterona, enquanto o Deca-Durabolin é um esteroide anabolizante injetável voltado para o aumento de massa corporal.
Apesar de identificados e proibidos de circular no mercado, ainda podem existir algumas unidades à venda. Dessa maneira, a Anvisa recomenda que os consumidores busquem por estabelecimentos de confiança na hora de comprar os medicamentos, sempre solicitando a nota fiscal.
Nos casos específicos dos produtos mencionados, a recomendação é conferir na embalagem e na bula quem é o fabricante e verificar se a farmacêutica é a Aspen Pharma.
Como verificar se o remédio é falsificado
Conforme a própria Anvisa, a melhor maneira de identificar os remédios falsificados é através do nome da empresa responsável pela fabricação, que deve ser a Aspen Pharma Indústria Farmacêutica. Os lotes suspensos apresentam a empresa Schering-Plough, que teve os registros para produção de Durateston e Deca-Durabolin cancelados em 2017, como fabricante.
“Todas as unidades desses medicamentos comercializadas com o nome da empresa Schering-Plough e ainda dentro da validade são falsas”, informou a agência.
A Anvisa também pede que, caso identificado algum remédio falsificado, o consumidor não faça sua utilização. A solução é entrar em contato com a Aspen Pharma para validar a autenticidade do produto.
Além disso, a agência incentiva a comunicação do fato imediatamente, de preferência utilizando o Notivisa, sistema informatizado nacional feito para registrar problemas relacionados a medicamentos e produtos para a saúde, desde cosméticos até doações e transplantes.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga