Saúde
Lotes de remédios falsificados para reposição de testosterona são proibidos pela Anvisa
Os lotes falsificados encontrados pela Anvisa são de Durateston e de Deca-Durabolin, utilizados para reposição hormonal. Saiba mais!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e proibição da comercialização de lotes comprovadamente falsificados dos remédios Durateston e Deca-Durabolin. O Durateston é utilizado para a reposição hormonal de testosterona, enquanto o Deca-Durabolin é um esteroide anabolizante injetável voltado para o aumento de massa corporal.
Apesar de identificados e proibidos de circular no mercado, ainda podem existir algumas unidades à venda. Dessa maneira, a Anvisa recomenda que os consumidores busquem por estabelecimentos de confiança na hora de comprar os medicamentos, sempre solicitando a nota fiscal.
Nos casos específicos dos produtos mencionados, a recomendação é conferir na embalagem e na bula quem é o fabricante e verificar se a farmacêutica é a Aspen Pharma.
Como verificar se o remédio é falsificado
Conforme a própria Anvisa, a melhor maneira de identificar os remédios falsificados é através do nome da empresa responsável pela fabricação, que deve ser a Aspen Pharma Indústria Farmacêutica. Os lotes suspensos apresentam a empresa Schering-Plough, que teve os registros para produção de Durateston e Deca-Durabolin cancelados em 2017, como fabricante.
“Todas as unidades desses medicamentos comercializadas com o nome da empresa Schering-Plough e ainda dentro da validade são falsas”, informou a agência.
A Anvisa também pede que, caso identificado algum remédio falsificado, o consumidor não faça sua utilização. A solução é entrar em contato com a Aspen Pharma para validar a autenticidade do produto.
Além disso, a agência incentiva a comunicação do fato imediatamente, de preferência utilizando o Notivisa, sistema informatizado nacional feito para registrar problemas relacionados a medicamentos e produtos para a saúde, desde cosméticos até doações e transplantes.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia22 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira11 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia23 horas atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos