Empresas
Lucia Casasanta pede renúncia do conselho da Eletrobras
A gestão dela implementou o programa de compliance
A Eletrobras (ELET6) comunicou ao mercado na terça-feira (13) que Lucia Maria Martins Casasanta renunciou ao seu cargo no conselho de administração da companhia. A executiva foi indicada pelo acionista controlador.
O comunicado destaca que a executiva foi a primeira diretora de governança, riscos e conformidade da estatal, e esteve à frente da investigação independente da companhia no âmbito da Operação Lava-Jato.
De acordo com a Eletrobras, a gestão de Casasanta implementou o programa de compliance Eletrobras 5 Dimensões.
Ela renunciou ao cargo em julho do ano passado e foi indicada ao conselho de administração da companhia. Seu mandato se encerraria no final do mês.
Eletrobras
A campanha “Salve a Energia”, lançada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) em março deste ano, continua coletando assinaturas contra a Medida Provisória 1031/2021, que trata da privatização da Eletrobras.
Segundo Nailor Gato, coordenador do CNE, não há uma data prevista para finalizar a coleta, mas, assim que isso for feito, serão enviadas ao Congresso Nacional.
A ideia é pressionar os parlamentares para que não aprovem medida provisória do governo federal que autoriza a venda da estatal.
Até o momento, Gato afirma que há uma boa evolução da campanha e que os objetivos continuam os mesmos. “Nós estamos colocando que não seja pautada essa MP, que chegue em 23 de junho e seja prorrogada certamente. E continuamos a fazer essa luta tanto no parlamento e judiciário quanto nas mobilizações”, afirma o coordenador.
Oposição à privatização
No site da campanha, o CNE afirma que a “população que já sofre com a dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde, água e seguridade social não pode pagar mais essa conta. O povo brasileiro não merece lidar com ‘apagões’ e aumento desenfreado da conta de luz”.
Para a secretária de aposentados e assuntos previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que apoia o projeto, Selene Michielin, a campanha é de extrema importância para toda a população, uma vez que “a energia é um setor estratégico para a soberania nacional e para o investimento nos serviços essenciais, tais como saúde e educação”.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]