Conecte-se conosco

Economia

Lula vence as eleições e mercado financeiro já apresenta reação

A manhã seguinte as eleições já apresenta algumas quedas no mercado financeiro, em reação a vitória de Lula na presidência.

Publicado

em

O domingo (30) foi marcado pela eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente do Brasil e, frente a isso, muitas mudanças já passam a ser consideradas. O mercado financeiro, por exemplo, começou a reagir. Além disso, outras frentes estão aguardando respostas.

Logo pela manhã, após a vitória apertada de Lula, já se pode perceber algumas quedas em ações, como da Petrobras, com mais de 10%, da Vale, com 4,88%, e da Companhia Siderúrgica Nacional, com 5,74%.

De acordo com especialistas, isso acontece devido à instabilidade da economia futura, já que não se pode prever os gastos do novo governo. Isso gera um risco fiscal para os investidores, que também aguardam a reação do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Lula vence as eleições para o seu terceiro mandado como presidente do Brasil, em uma eleição difícil. Ele assumiu a presidência no período entre 2002 e 2010, hoje se reelege com 50,83% dos votos.

Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre as eleições, estando em silêncio há mais de 12 horas do resultado final, o que também gera uma falta de atitude do mercado e, principalmente, dos investidores, que esperam uma resposta do atual presidente para tomarem certas decisões.

Outros indicadores que dependem de uma resposta de Bolsonaro sobre os próximos passos de sua agenda são os financeiros, como da Ibovespa, dólar e juros.

Às 9h dessa segunda-feira (31), após as eleições, o dólar comercial chegou a R$ 5,3, e, de acordo com especialistas da bolsa, nas próximas semanas devem acontecer algumas outras quedas.

De acordo com Daniel Silva Pontes, que é especialista em Economia da SWAP Câmbio e Capitais Internacionais, o futuro do mercado vai depender muito das decisões econômicas do governo.

A eleição para presidente e governador deve impactar na expectativa do mercado em relação a privatizações, economia e educação. A decisão da equipe econômica deve causar alívio ou receio. Ações radicais devem ser manter distantes após decisão apertada.

O mercado aguarda decisão dos juros nos EUA com sentimento receoso, com bolsas caindo e dólar em alta. A reação do atual presidente Bolsonaro também deve ser decisiva para resposta do mercado“, explicou ele.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS