Conecte-se conosco

Saúde

Lutando contra a má-digestão? Este remédio pode surpreender você

Alimento natural pode ser a chave para se livrar de males de origem estomacal, segundo estudo.

Publicado

em

Essa raiz possui vários nomes que podem variar de acordo com a região ou o país onde ela se encontra. Aqui no Brasil, a conhecemos como cúrcuma, açafrão, gengibre amarelo ou açafrão-da-Índia. Assim, a espécie tem sua origem no continente indiano e é bastante utilizada para o preparo de iguarias da culinária local, como o famoso curry.

Conforme afirmam os médicos, o produto conta com um poderoso composto ativo denominado curcumina, que, além de lhe fornecer a cor amarelada, ainda se revela como uma solução eficaz e 100% natural para a indigestão, segundo uma pesquisa veiculada na revista científica BMJ.

Quais são os benefícios do açafrão?

O item já é usado nas medicinas naturais há séculos, sendo amplamente reconhecido pelas suas capacidades anti-inflamatórias e antioxidantes. Logo, o açafrão é um remédio bastante difundido entre os povos que habitam as regiões do sudeste asiático.

Tais informações motivaram um grupo de acadêmicos da Universidade Chulalongkorn, na Tailândia, a colocarem à prova as habilidades medicinais da raiz. Para isso, foram selecionados 206 voluntários entre 18 e 70 anos, todos com uma característica em comum: fortes dores de estômago recorrentes.

Seguidamente, um terço dos participantes recebeu duas cápsulas grandes do produto, que era consumido quatro vezes ao dia. Enquanto isso, um terço recebeu Omeprazol, um remédio especialmente criado para tratar indigestões e demais males do sistema digestivo. Finalmente, os que restaram acabaram tomando ambos.

Tendo passado um período de 56 dias, os estudiosos descobriram que a dor e os demais sintomas advindos do problema foram reduzidos em todos os agrupamentos de maneira muito semelhante. Esse resultado inclusive revelou-se surpreendente para os que juravam que haveria grandes diferenças.

De acordo com a equipe:

“A dispepsia é um distúrbio comum e os pacientes geralmente tentam modificações comportamentais e na dieta, além de medicamentos vendidos sem receita médica, antes de consultar um médico. Neste ensaio, a curcumina oral foi considerada segura e bem tolerada.”

Finalmente, podemos concluir que o açafrão funciona tanto como tempero, corante natural e chá, além de servir de matéria-prima para os mais diversos pratos. O vegetal só não é indicado para o consumo de lactantes, grávidas e crianças com idade inferior a 4 anos. Para quem estiver fora desses grupos de risco, a ingestão está liberada!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS