Saúde
Má sorte às segundas: Estudo liga dia à ocorrência de infartos
Um estudo realizado na Irlanda revela uma relação preocupante entre os casos graves de infarto agudo do miocárdio e as segundas-feiras.
Sim, meus caros leitores, o gato Garfield tinha bons motivos para odiar as segundas-feiras e um estudo realizado na Irlanda conseguiu provar uma das razões para isso.
Segundo os pesquisadores, casos de infarto são mais comuns de acontecer neste dia e, para chegar a tal conclusão, eles passaram mais de 5 anos coletando dados em hospitais regionais.
Infelizmente, os reais motivos para essa relação ainda são desconhecidos, mas somente o fato desse tipo de ocorrência ser mais comuns nas segundas-feiras já precisa servir de aviso para os serviços médicos buscarem um preparo melhor.
“Agora, precisamos desvendar o que há em certos dias da semana que os tornam mais prováveis [para o infarto]”, revela Nilesh Samani, diretor médico da British Heart Foundation (BHF).
“Isso deve ajudar os médicos a compreenderem melhor essa condição mortal e fazer com que possamos salvar mais vidas no futuro”, diz o profissional.
Seja por ironia ou de maneira proposital, o resultado do estudo foi anunciado na última segunda-feira (05/06) em um evento da British Cardiovascular Society (BCS), na Inglaterra.
Lembrando que o infarto agudo do miocárdio é uma das maiores causas de morte ao redor do planeta. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente cerca de 300 a 400 mil casos.
Qual é a relação dos infartos com as segundas-feiras?
A referida pesquisa citada no texto acima que relaciona esse dia com o aumento dos casos de infarto na Irlanda e na Irlanda do Norte, foi desenvolvida por cientistas entre os anos de 2013 e 2018.
Para chegar aos resultados atuais, os estudiosos analisaram informações de mais de 10,5 mil pacientes internados em hospitais por conta de ataque cardíaco, por mais de 5 anos.
Falando de maneira mais específica, só foram inclusos os casos de Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do ST (Iamcsst), um dos mais graves existentes.
De forma geral, eles conseguiram identificar uma alta nas taxas de ocorrências desta natureza logo no começo da semana de trabalho, entretanto os índices maiores eram observados sempre nas segundas-feiras.
“A causa provavelmente é multifatorial, no entanto, com base no que sabemos de estudos anteriores, é razoável presumir um elemento (envolvido com ritmo) circadiano”, sugere Jack Laffan, do Belfast Health and Social Care Trust.

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia12 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia17 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência