Conecte-se conosco

Bancos

Mais de 25 mil chaves Pix vazam e comprometem dados de usuários

Incidente, ocorrido entre 23 de fevereiro e 6 de março de 2025, expõe dados cadastrais de 25.349 chaves Pix.

Publicado

em

O Banco Central do Brasil anunciou que dados cadastrais vinculados a 25.349 chaves Pix foram comprometidos devido a um incidente de segurança. O vazamento ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março de 2025, envolvendo informações sob responsabilidade da QI Sociedade de Crédito Direto S.A..

De acordo com a autarquia, a exposição das informações foi resultado de falhas no sistema da instituição financeira. Apesar do ocorrido, o BC assegura que dados sensíveis, como senhas e movimentações financeiras, não foram comprometidos.

As pessoas afetadas pelo vazamento serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking de suas instituições de relacionamento, e comunicações realizadas a partir de outros meios de comunicação devem ser desconsideradas.

A instituição também afirmou que o incidente não envolveu informações sob sigilo bancário. Além disso, o Banco Central ressaltou que as medidas necessárias para a investigação e sanção estão sendo tomadas conforme a regulação vigente.

Impacto e medidas adotadas

Embora o incidente não envolva dados sensíveis, ele preocupa pelo potencial de uso indevido das informações cadastrais expostas.

A QI SCD e o Banco Central reafirmam o compromisso com a segurança e transparência na gestão dos dados, garantindo que as medidas para fortalecer os sistemas de segurança já estão sendo implementadas.

O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente, afirmou em nota.

O que diz a QI Sociedade de Crédito Direto S.A.

Em comunicado, a QI SCD corroborou as informações sobre a falha pontual que resultou no vazamento de dados. A empresa destacou que os dados expostos são apenas cadastrais e não permitem transações financeiras ou acesso a contas bancárias.

A instituição enfatizou sua dedicação à segurança da informação, prometendo melhorias contínuas para atingir padrões elevados de segurança e conformidade. A falha foi corrigida imediatamente após sua detecção, conforme informado pela empresa.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS