Conecte-se conosco

Agronegócio

Mais uma flor no seu jardim: aprenda a cultivar a formosa zinia

De fácil cultivo, a zinia é uma ótima opção para dar mais cor ao seu jardim, já que possui inúmeras tonalidades. Veja os detalhes!

Publicado

em

Zinnia elegans, conhecida popularmente como zínia, viúva-regateira ou benedita, é um gênero botânico pertencente à família Asteraceae, que apresenta uma grande variedade de cores, tamanhos e formatos.

Além de lindas e encantadoras, as zinias são plantas de fácil cultivo, que podem ser cultivadas em vasos, floreiras, canteiros e jardins. Há cultivares pequenos, com aproximadamente 15 cm, e plantas grandes, que chegam a quase um metro de altura. Confira algumas dicas de plantio e saiba como não errar no cultivo da espécie.

Reprodução: Freepik

Plantio

As zínias são flores versáteis e podem ser plantadas em grupos, seja em vasos, canteiros, no quintal ou em jardineiras.

Para realizar o plantio, adquira sementes em viveiros ou lojas especializadas. Geralmente, os pacotes são vendidos a preços muito acessíveis e as cores são sortidas. As sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo, já que as mudas não suportam bem o transplante.

A zínia é bastante tolerante quando o assunto é solo. Mas é importante que ele seja bem drenado e leve. Além disso, o substrato precisa ser fértil e rico em matéria orgânica. O espaçamento dependerá da altura da variedade cultivada. O recomendável é um espaçamento de 10 a 60 centímetros, a depender do local escolhido para cultivo. 

Sendo assim, depois de inserir as sementes no solo, cubra com uma fina camada de terra e regue bem. A rega é fundamental, especialmente nos primeiros dias. Mantenha o solo úmido até a germinação, que é rápida e ocorre, normalmente, em menos de duas ou até mesmo de uma semana.

Depois que as plantinhas germinarem e firmarem raízes, vá diminuindo as regas gradativamente. As zínias são plantas ideais para clima quente e seco. Elas não suportam baixas temperaturas e, principalmente, as geadas. A planta necessita de luz solar direta por algumas horas diárias para seu bom desenvolvimento e crescimento. Sendo assim, dê preferência para locais abertos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS