Conecte-se conosco

Agronegócio

Mapa do boi: saiba de onde vem os cortes mais populares entre os brasileiros

Cada parte do boi possui características únicas, e o chamado ‘mapa do boi’ existe para definir e organizar cada uma delas.

Publicado

em

Você com certeza já ouviu falar do famoso “mapa do boi”. A expressão se refere a uma representação de todos os cortes existentes na carne bovina. É bem comum vermos imagens deste diagrama estampando paredes de açougues e demais estabelecimentos do nicho.

Trata-se basicamente do desenho de um animal inteiro dividido por diversas linhas pontilhadas, que por sua vez separam cada parte do corpo do bicho, identificando uma a uma. Através disso, é possível identificar e categorizar os tipos distintos deste alimento.

Lembrando que, a depender da receita ou prato que será preparado, o tipo de corte bovino a ser utilizado pode variar bastante. É por essa razão que é tão importante saber fazer tal diferenciação. Esse conhecimento é útil tanto para chefs culinários quanto para entusiastas amadores, pois ajuda a tornar a refeição ainda mais saborosa.

Conhecendo as partes mais famosas do ‘mapa do boi’

Segundo dados oficiais, o Brasil é um dos países onde mais se consome essa proteína animal em todo o planeta! Isso quer dizer que somos os maiores fãs de churrasco no mundo, e esse título não é pouca coisa. Entretanto, muita gente acaba “comprando gato por lebre” quando vai a um açougue.

Tal expressão popular refere-se ao fato de a pessoa achar que está levando um produto, mas, na verdade, lhe foi fornecido outro completamente diferente. E, acredite, quando se trata de carnes, esse tipo de situação infelizmente não é incomum.

Logo, possuir um conhecimento básico sobre o tema pode te livrar de ser passado para trás, além de garantir uma compra mais generosa e com menos gastos. A seguir, vamos conferir algumas das partes mais populares presentes no “mapa do boi”, que são campeãs de vendas em nosso país.

Fonte: Reprodução: UOL

Pescoço

Este corte é composto por fibras ou massas musculares de tecido conjuntivo e gordura. A carne é considerada como sendo de terceira categoria, pois seu cozimento é mais demorado. Essa opção é ideal para sopas, refogados, enrolados com temperos e assados na panela acompanhados por molho.

Acém

Esse é um corte de segunda que também é denominado como lombo de agulha, agulha, alcatrinha ou lombinho de acém. Na gastronomia, o item é bastante procurado para ser adicionado a cozidos, refogados e assados no geral.

Peito e peito com osso

Outro insumo que exige um período de cozimento mais elevado, devido à enorme quantidade de músculos e fibras que possui. O produto também é taxado como carne de segunda e os principais pratos preparados com ele são o cozido argentino puchero e o pastrami.

Fraldinha

Trata-se da parede do abdômen do boi, que se localiza nas laterais do bicho. O corte por si é pequeno, macio e muito suculento, sendo presença garantida em qualquer churrasco de respeito. A fraldinha é mais uma integrante do grupo de carnes de segunda e costuma ser usada para strogonoffs e espetinhos.

Picanha

A tão querida e polêmica picanha é extremamente saborosa, macia e suculenta. O corte geralmente é a estrela das churrascarias e pode ser servido inteiro ou em formato de bife. Segundo especialistas, sua melhor parte é a ponta.

Cupim

Apesar do nome estranho, essa parte do boi nada mais é do que sua corcova e somente os zebuínos e seus cruzamentos a possuem. Em algumas regiões brasileiras, a carne também é chamada de mamilo ou giba, e o seu preço costuma ser mais elevado devido ao sabor único da peça.

Por fim, existem outros componentes menos populares identificados no “mapa do boi” e, para conseguir reconhecer cada um, é necessário um alto conhecimento em anatomia bovina. Porém, a maneira como a carne é cortada, sua textura, cor e teor de gordura também oferecem boas dicas sobre sua procedência, basta ficar atento.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS