Conecte-se conosco

Economia

Mau humor deve ditar ritmo dos negócios no último dia do mês

Risco fiscal e debate presidencial nos Estados Unidos seguem no foco de preocupação do mercado.

Publicado

em

No último dia do mês e do trimestre, os investidores devem continuar atentos aos próximos passos do governo sobre o Renda Cidadã. No exterior, o mercado repercute o primeiro debate presidencial nos Estados Unidos (EUA). Normalmente, o último dia do mês costuma ser de ajustes, com os investidores procurando oportunidades para suas carteiras. Vale lembrar que no mês a bolsa acumula queda de 5,82% e, no ano, de 19,07%. Ou seja, para quem tiver fôlego, pode ser o momento de encontrar algumas pechinchas. Às 9h05, o Ibovespa futuro indicava recuo de 0,31%, aos 93.168.

Por aqui, a questão fiscal segue como principal foco de preocupação. Desde que o governo anunciou que, para financiar o Renda Cidadã, pretende utilizar recursos do Fundeb e dos precatórios, o mercado interpretou a iniciativa com uma forma de driblar o teto de gastos e não aprovou a ideia. Ontem, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) avaliou que a decisão do governo soa como pedalada fiscal. A expectativa é de que o governo volte atrás sobre essa decisão.

Logo mais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pnad, e o Banco Central, os dados fiscais de agosto.

A preocupação com uma possível segunda onda de contaminação de covid-19 segue no radar. O temor é de um novo lockdown, o que seria péssimo em todos os sentidos. No caso da economia, que vem dando sinais de recuperação, o estrago poderia ser grande, já que os Bancos Centrais não devem ter o mesmo fôlego verificado no início da pandemia para injetar liquidez nos mercados.

Nos EUA, o mercado repercute o primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden. Foi uma sessão de ataques pessoais, falas desconexas, falta de apresentação de planos e muitos insultos. Além disso, os investidores seguem atentos à tentativa do Congresso de aprovar o pacote de estímulo fiscal.

Logo mais, serão divulgados vários indicadores, entre eles: dados de emprego no setor privado (ADP), a terceira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre, e vendas pendentes de imóveis residenciais de agosto e os estoques semanais de petróleo.

Em Wall Street, o índice futuro do Dow Jones operava em queda de 0,66%, aos 27.227 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS