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Educação

MEC reformula avaliações de cursos de medicina para garantir qualidade

Mudanças visam aprimorar avaliação prática de estudantes de Medicina.

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O Ministério da Educação (MEC) está implementando uma nova abordagem para as avaliações dos cursos da área da saúde, dentre eles, Medicina. Segundo o Estadão, essa reformulação busca um exame mais minucioso da formação prática dos alunos, intensificando o rigor sobre as habilidades desenvolvidas durante a graduação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) está em processo de revisão dos documentos que vão definir o novo modelo avaliativo. A principal modificação está na análise detalhada da prática médica, que aborda os três níveis de atenção à saúde: primário, secundário e terciário.

MEC altera alguns processos nos cursos de Medicina – Imagem: Hush Naidoo Jade Photography/Unsplash

Transformações nos cursos de Medicina

Serão observadas as condições de desenvolvimento dos alunos em ambientes práticos, sempre sob a supervisão de docentes. Além disso, a avaliação pretende ser mais criteriosa em relação ao número de professores por aluno em atividades práticas.

O estágio de contato dos estudantes com os hospitais e postos de saúde também será investigado, bem como a abrangência de áreas da Medicina durante a formação.

Atualmente, o Inep realiza avaliações no próprio local; porém, são mais genéricas, sem distinção entre áreas como Direito, Engenharia e Medicina. As visitas apenas confirmam a existência de convênios com o SUS, sem analisar sua execução. A nova proposta do MEC visa ajustar critérios específicos a cada área, a fim de tornar as avaliações mais eficazes.

Futuras estratégias do MEC

O MEC pretende implementar um sistema de avaliação que considere as particularidades de cada campo do conhecimento. A medida inclui novos indicadores que devem ser introduzidos até o final do ano, com o intuito de elevar a qualidade dos cursos, especialmente em Medicina, alvo de críticas pela falta de estrutura prática.

O Inep realiza aproximadamente 10 mil visitas anuais para avaliar os cursos e as instituições. No entanto, o aumento no número de graduações tem sobrecarregado o sistema, dificultando a renovação de reconhecimento de cursos. Com a reformulação das avaliações, espera-se um processo mais ágil e eficiente, que beneficiará o cenário educacional brasileiro.

* Com informações dos jornais Estadão e Tribuna de Minas.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

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