Tecnologia
Meta lança aplicativo independente de inteligência artificial
Companhia é uma Big Tech.
A Meta Plataformas lançou dia 29 um aplicativo independente de inteligência artificial, ampliando sua aposta no setor e entrando em concorrência direta com a OpenAI, criadora do ChatGPT. O novo assistente será alimentado pelo modelo Llama, desenvolvido pela própria empresa, e traz recursos como um feed Discover, que permite aos usuários verem como outras pessoas estão utilizando a ferramenta, além de sugestões de comandos.
O movimento vai de encontro a notícias antecipadas pela CNBC, publicadas em fevereiro, que já apontavam os planos da Meta de reforçar sua atuação no mercado de IA generativa. O aplicativo representa uma tentativa da companhia de se destacar frente a outros concorrentes relevantes do setor, como o Claude, da Anthropic; o Grok, da xAI, de Elon Musk; e o Gemini, do Google.
A Meta havia apresentado seu chatbot de IA em setembro de 2023, posicionando-o como um assistente digital com capacidade de responder perguntas e gerar imagens a partir de comandos dos usuários dentro dos seus principais aplicativos. Em abril deste ano, a companhia passou a integrar o Meta AI diretamente às plataformas Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, substituindo as funções tradicionais de busca.
Meta, dona do Facebook
O CEO Mark Zuckerberg declarou em janeiro que 2025 será o ano em que um assistente de IA altamente inteligente e personalizado atingirá mais de 1 bilhão de pessoas, e afirmou esperar que a Meta AI ocupe essa posição de liderança. Em janeiro, o assistente da empresa já somava cerca de 700 milhões de usuários ativos mensais, segundo a diretora financeira da companhia, Susan Li — número superior aos 600 milhões registrados no mês anterior.
A iniciativa da Meta de lançar um aplicativo próprio segue estratégia semelhante adotada por Google e xAI, que também colocaram no mercado apps individuais para seus assistentes Gemini e Grok, respectivamente. O lançamento ocorre durante a realização do evento LlamaCon, a primeira conferência para desenvolvedores promovida pela Meta com foco na família de modelos Llama, realizada na sede da empresa em Menlo Park, Califórnia.
Os investidores
Os investidores acompanham de perto os desdobramentos da estratégia de inteligência artificial da empresa, atentos a sinais de que os aportes estão se traduzindo em resultados concretos. Em janeiro, a Meta anunciou planos para investir até 65 bilhões de dólares em 2025 na expansão de sua infraestrutura de IA. A divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre da companhia está marcada para esta quarta-feira.
(Com Agências Internacionais).

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora