Conecte-se conosco

Saúde

Milagre do Mirtilo: Chá surpreendente e seus benefícios incríveis!

Rico em antioxidantes, o chá de folha de mirtilo ajuda a retardar o envelhecimento precoce, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Publicado

em

O mirtilo (Vaccinium myrtillus), também conhecido como blueberry, é uma fruta muito rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades oferecem benefícios variados ao organismo.

Versátil e saboroso, o mirtilo possui poucas calorias, é rico em água e em nutrientes, podendo ser consumido tanto in natura como na forma de sucos, geleias, caldas, juntamente com iogurtes, em saladas de frutas e outros.

Além da fruta, as folhas do mirtilo também apresentam propriedades significativas para a saúde, sendo ricas em vitaminas C, K, manganês, fibras alimentares, ácido cítrico, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, riboflavina, pectina, tanino, málico, tartárico, e uma grande fonte de flavonoides.

Assim, vale a pena aproveitar todas as vantagens que essa parte da planta oferece, uma boa alternativa é fazer o chá das folhas. Confira os benefícios do consumo da bebida e saiba porque o chá de folha de mirtilo não pode faltar na sua dieta.

Reprodução: Freepik

Benefícios do chá

  1. O chá de folha de mirtilo contém antioxidantes, substancia que diminui o estresse oxidativo das células, retarda o envelhecimento precoce, melhora o aspecto da pele, fortalece o cabelo e as unhas;
  2. Além disso, o chá de folha de mirtilo protege o fígado, controla a diabetes e melhora a memória;
  3. O chá também contribui para a cicatrização da pele, estimula a produção de colágeno e recupera os minerais essenciais para o organismo;
  4. Previne doenças cardiovasculares, é indicado na dieta de hipertensos e auxilia na redução do colesterol;
  5. A bebida é ótima para o aparelho urinário prevenindo e tratando infecções, além disso, ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo.

Apesar das vantagens, recomenda-se que o chá seja consumido com a orientação de um profissional de saúde. Além disso, a bebida não substitui o tratamento médico. Por fim, a ingestão deve se dar de forma moderada, já que possa haver contraindicações.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS