Conecte-se conosco

Agronegócio

Milho de milhões: conheça as variedades do grão e seus benefícios

Verde, azul, roxo e branco… Veja quais são as melhores opções para a sua dieta e aproveite para inserir esse alimento na sua rotina!

Publicado

em

O milho é um grão bastante versátil na culinária mundial, isso se deve às diferentes variedades existentes. Mas você sabe quais são os tipos de milho?

Os grãos são classificados em cinco tipos: duro, doce, de pipoca, farináceo e dentado. Além disso, eles também podem ser encontrados em diferentes cores, como o milho roxo, azul, branco e o clássico milho-verde.

Conhecer essas variedades e seus benefícios pode ser muito interessante. Pensando nisso, hoje vamos apresentar os principais tipos de milho e as vantagens de inseri-lo na sua dieta. Confira!

Conheça 4 tipos do grão e seus benefícios

Milho-verde

O milho-verde é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que pode ser um bom aliado da dieta. Além disso, é colhido antes de estar maduro, o que permite comê-lo ainda macio em diferentes receitas, desde sucos até sorvetes.

Milho azul

O milho azul é um tipo de milho de grão duro, muito usado para fazer vários tipos de farinhas, além de outras receitas como as deliciosas tortilhas.

Ele contém antocianinas, que são flavonoides com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ajudar a reduzir inflamações no corpo e proteger as células contra danos oxidativos.

Milho-roxo

O milho-roxo também contém antocianinas, por isso, tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater a ação dos radicais livres.

Ele pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e, até mesmo, auxiliar no controle e redução do colesterol LDL. Pode ser usado em diferentes receitas de saladas, risotos e vitaminas.

Milho branco

O milho branco é fonte de carboidratos e vitaminas importantes, contendo carotenoides, como zeaxantina e luteína, importantes para a saúde dos olhos, ajudando a prevenir a perda da visão e doenças oculares.

Conhecer as variedades do milho e seus benefícios pode ser uma ótima maneira de incluir diferentes opções na dieta, além de experimentar novos sabores e texturas em diferentes receitas. Então, que tal inserir novos tipos na sua rotina?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS