Saúde
Ministério da Saúde perde sua base de dados do canal Saúde sem Fake News
Através da plataforma, os técnicos do ministério davam as informações qualificadas com base nas evidências científicas para as pessoas que estavam procurando o chat.
O Ministério da Saúde, comandado pelo ministro Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, perdeu a sua base de dados do canal Saúde sem Fake News. O canal foi criado em agosto de 2018 a partir de uma vontade do Governo Federal em combater as notícias falsas que corriam pelo WhatsApp, onde era tocado.
Leia mais: Entenda a alteração no entendimento sobre as coberturas de planos de saúde pelo STJ
A Observa Infância descobriu que essa perda da base de dados aconteceu durante um ataque hacker aos sistemas de segurança do Ministério da Saúde no mês de dezembro de 2021. Segundo a própria pasta, não é possível recuperar essa base de informações depois da invasão, pois o canal estava passando por um processo de migração do antigo para o novo site.
O sistema de segurança do Ministério da Saúde realizava o backup, que é a criação de cópias de segurança de um ambiente para outro que possa ser restaurado, dos novos dados a cada 24 horas. As informações perdidas foram os dados incluídos neste período depois do último backup e antes do ataque hacker. Os invasores teriam conseguido realizar um acesso na nuvem em que esses dados estavam ficando antes de serem salvos de forma definitiva e apagado do material.
Através da plataforma, os técnicos do ministério davam as informações qualificadas com base nas evidências científicas para as pessoas que estavam procurando o chat.
Segundo Patrícia Boccolini, que é a coordenadora do Observa Infância, as informações seriam usadas para realização do estudo VAX*SIM, que faz uma investigação sobre a queda da cobertura vacinal no Brasil com análise de elementos socioculturais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025