Conecte-se conosco

Saúde

Mirtilo Surpreendente: Pequeno no Tamanho, Gigante na Perda de Peso!

Estudos apontam que o consumo de mirtilo aumenta a queima de gordura e melhora o rendimento durante a prática de atividade física.

Publicado

em

Incluir frutas nas refeições é excelente para a saúde, sobre isso, não há dúvidas. Afinal, elas têm muitas vitaminas como C, A e B6, além de potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico.

O mirtilo, também chamado de blueberry, pode ajudar ainda mais. Conheça os benefícios dessa fruta para melhorar seu desempenho na atividade física. Além de ser extremamente saudável, ela ajuda a queimar gordura e a melhorar a performance dos atletas.

Isto é o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia e no Departamento de Cinesiologia e Gestão Esportiva da Universidade de Gonzago.

Este estudo identificou que comer uma xícara de mirtilo in natura ajuda o corpo a eliminar mais gordura durante o exercício físico.

Este consumo ainda contribui para aumentar a performance durante o exercício, já que, com ele, o corpo economiza os suprimentos de glicogênio, que são fonte de energia do corpo, fazendo com que seja possível se exercitar por mais tempo.

Quando o mirtilo pode ajudar na queima de gordura?

O mirtilo não é uma fruta mágica que vai acabar com a gordura do seu corpo, mas pode ser sim um forte aliado neste processo. Isso porque, durante o exercício, o organismo faz a oxidação da gordura. Enquanto a atividade vai ficando mais intensa, a taxa de oxidação da gordura diminui e não transfere a quantidade necessária de combustível.

Isso faz com que o corpo recorra ao glicogênio, construído a partir dos carboidratos. A partir disso, os níveis de glicogênio vão caindo, o corpo cansa e a performance física é limitada.

É nessa parte do processo que o mirtilo pode ajudar: como ele é um antioxidante, com antocianinas, vai retardar a oxidação da gordura e aumentar a performance.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas testaram 11 ciclistas durante 15 dias. Inicialmente fizeram um quiz sobre a saúde deles, depois, coletaram amostras de sangue comparativas antes e após o consumo da fruta, realizando diversas análises.

O resultado indicou aumento de 19,7% na oxidação de gordura a cada 20 minutos de atividade física e 31,1% a cada 40 minutos para os que haviam consumido mirtilo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS