Conecte-se conosco

Tecnologia

Money Blocker: extensão do Chrome vai retirar anúncios de sites de fake news

Nova ferramenta desenvolvida em parceria com o movimento Sleeping Giants Brasil mira na redução da monetização de páginas mentirosas.

Publicado

em

O site Congresso em Foco e o Sleeping Giants Brasil lançaram nessa terça-feira (18) o Money Blocker, uma extensão feita para o Google Chrome que deve revolucionar a relação entre sites de notícia e os anúncios publicitários.

A nova ferramenta terá basicamente o poder de bloquear as publicidades em portais que, comprovadamente, divulgam mentiras ou desinformação.

A tradução livre do nome dado à extensão já deixa claro seu objetivo: bloqueador de dinheiro. A ideia é evitar que sites não confiáveis sigam faturando ou monetizando com a publicação das chamadas fake news.

Como ela funcionará?

O Money Blocker é uma espécie de plug-in, que pode ser instalado no computador do usuário. Assim que ele for ativado, toda vez que sites de desinformação forem acessados, as publicidades serão automaticamente bloqueadas.

No lugar onde deveriam aparecer os anúncios, surgirá um quadro vermelho, com um convite para que a pessoa acesse sites de jornalismo confiável. Basta clicar na mensagem para que o direcionamento ocorra.

Como instalar

Criado pela agência Publicis Toronto e desenvolvido pela produtora 20Dash, o Money Blocker está disponível somente para Google Chrome. Para baixá-lo, acesse aqui, e siga o passo a passo abaixo:

  1. Entre no site moneyblocker.org e instale o plug-in no seu computador;
  2. Ao acessar um site que, comprovadamente, propaga desinformação, o banner publicitário será bloqueado;
  3. O usuário poderá clicar na mensagem que vai aparecer e ser direcionado para sites confiáveis.

Clique vale dinheiro

Por trás da concepção da ferramenta, está a ideia de que cliques, hoje, valem dinheiro, e que a solução para conter o avanço da desinformação passa, necessariamente, pela redução da monetização de páginas duvidosas.

Além do Congresso em Foco e do Sleeping Giants Brasil, participaram também da primeira etapa do projeto a Revista AzMina, a Amazônia Real, a Ponte Jornalismo e o Fiquem Sabendo.

Outros veículos de comunicação reconhecidos pela publicação de informações verídicas também podem participar. Basta entrar em contato com os idealizadores do projeto e expressar o interesse.

Sleeping Giants

O Sleeping Giants Brasil é um movimento de ativismo digital que atua, diretamente, no combate à propagação de discurso de ódio e fake news.

Desde 2020, as campanhas do grupo já fizeram sites de desinformação perderem mais de R$ 62 milhões em publicidade.

Os alvos são veículos que propagam mentiras, notícias falsas, especialmente sobre as vacinas contra a covid-19 e a segurança do processo eleitoral brasileiro.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS