Conecte-se conosco

Agronegócio

Morreu de velha: plantas podem morrer após atingir determinada idade?

Mesmo vivendo por muitos anos, as plantas domésticas também podem morrer de velhice; saiba mais sobre o assunto!

Publicado

em

As plantas domésticas estão na moda nos mais variados lares brasileiros. Elas são aquelas que, como o próprio nome já diz, podem ser cultivadas dentro de casa, em vasos ou jardineiras, sem necessidade de muita exposição solar ou espaço.

Isso porque esses adornos trazem vida, beleza e cor para os ambientes internos, além de melhorar a qualidade do ar e o bem-estar dos moradores. Alguns exemplos de plantas domésticas queridinhas dos brasileiros são:

Se você tem alguma delas em sua casa, provavelmente notou que com o passar do tempo elas começam a mudar de aspecto, mesmo sendo muito bem cuidadas. Isso faz surgir a seguinte dúvida: as plantas, assim como nós, podem morrer de velhice?

As plantas domésticas morrem de velhice?

Imagem: Firn / Shutterstock

A resposta resumida para essa questão é que, sim, as plantas morrem de velhice. Na verdade, não é tão simples assim, mas, assim como qualquer ser vivo, elas também passam pelos estágios do desenvolvimento comuns: nascimento, crescimento, reprodução e morte.

O tempo que leva para chegar e passar de cada uma das fases do desenvolvimento, no entanto, é diferente para cada tipo de planta, condições de cultivo e cuidados dispensados a elas.

No geral, as plantas domésticas vivem muitos anos, desde que tenham as necessidades básicas atendidas, como luz, água, poda e adubação.

Em entrevista ao site Casa e Jardim, a arquiteta e paisagista Laís Campos ressalta os principais fatores para evitar o envelhecimento precoce de suas plantinhas. Ela diz o seguinte:

De nada adianta plantarmos uma espécie em certo local que não é apropriado a ela. Pode-se oferecer o melhor solo, a melhor adubação, entre outros fatores, mas dificilmente ela se adaptará ao local, resultando no ciclo de vida menor do que o habitual“.

Então, mesmo que as plantas tenham um ciclo de vida determinado, é possível fazê-las durar muito mais, desde que se observe o local de plantio, posicionamento na casa, características específicas e as recomendações de cultivo próprias de cada espécie.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS