Tecnologia
Não caia em ciladas: descubra como identificar uma TV Box pirata
Com a Anatel interrompendo o sinal de TV Box pirateadas, muitos brasileiros estão nervosos. No entanto, nem todos os aparelhos são ilegais.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está promovendo uma ação contra a pirataria de canais pagos por meio dos aparelhos TV Box. Dessa maneira, além de apreender os dispositivos nos pontos de venda, a agência também estará bloqueando o sinal desses servidores.
Essa ação da Anatel vem preocupando diversos brasileiros que utilizam o aparelho. Aqueles que tem TV Box ilegais, de fato, devem se preocupar com a perda do sinal. No entanto, existem dispositivos desses que são legais e possuem aprovação pela Anatel. Você sabe quais são? O seu pode ser um deles.
Por meio do TV Box é possível assistir canais pagos, séries e até mesmo acessar aplicativos e sites. No entanto, aqueles que possuem o acesso indevido de canais pagos utilizam de aparelhos pirata, muitas vezes, chamados de “gatonet”.
Com esses aparelhos, qualquer televisão pode se tornar uma Smart TV. Esses aparelhos costumam utilizar o IPTV. Além de permitir o acesso aos canais da televisão por assinatura, os aparelhos também disponibilizam conteúdo de plataformas de streaming, como a Netflix, o Disney+ e o Prime Video.
A TV por assinatura no Brasil sofre com a perda de cerca de 15 bilhões todos os anos, devido ao acesso ilegal aos canais pagos.
Hoje, segundo dados da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), são mais de 6 milhões de lares que acessam os canais por assinatura indevidamente.
No entanto, é necessário ressaltar que existem aparelhos que são legalizados e que são regulamentados pela Anatel, por exemplo, o Google Chromecast, Amazon Fire TV, Apple TV e Roku Express.
Se o seu aparelho é um desses, não há necessidade de se preocupar. Pois, em sua ação, a Anatel tomará os devidos cuidados para que o sinal de aparelhos legalizados não venham a ser afetados.
O IPTV é legal ou ilegal?
O uso do IPTV pode ser ambos, legal e ilegal, irá depender do uso. Isso pois algumas operadoras fazem o uso dessa ferramenta.
No entanto, isso vem a se tornar ilegal e consequentemente, pirataria. Ainda mais quando esse aparelho transmite o sinal de canais pagos, por meio do IPTV, sem que as empresas responsáveis recebam com o repasse do sinal.
Então, se você tem acesso aos canais de televisão pagos ou a streamings sem ter feito a assinatura, isso é pirataria e é considerado crime.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política11 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana