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Automobilística

Não cometa esses erros ao dirigir um veículo com câmbio automático

Seguir essas orientações simples pode ajudar a preservar a integridade da transmissão automática, garantindo um desempenho confiável e duradouro do veículo.

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Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança notável nas preferências dos motoristas brasileiros no que se refere à transmissão de veículos. Atualmente, mais de 60% das vendas de carros no Brasil são de modelos equipados com câmbio automático. Essa tendência também se estende ao mercado de seminovos, com exceção dos modelos de entrada.

A transmissão automática é elogiada por sua praticidade, tornando a condução mais suave e conveniente. No entanto, muitos motoristas, principalmente aqueles que estão se aventurando nesse universo pela primeira vez, podem cometer erros que comprometem o bom funcionamento dessa parte crucial do veículo.

7 erros que estão enfraquecendo a vida útil do seu câmbio automático

Então, quais são os erros comuns ao usar câmbio automático e como podemos evitá-los para garantir a longevidade e o desempenho do sistema?

1. Engatar o P com o veículo em movimento: Esse é um erro grave que pode causar sérios danos à transmissão automática. Engatar a posição de estacionamento (P) enquanto o carro ainda está em movimento pode danificar a trava de segurança da transmissão, resultando em problemas caros de reparação. Portanto, sempre certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de colocá-lo em P.

2. Acionar o freio de estacionamento antes de colocar o câmbio em P: Muitos mecânicos recomendam uma prática mais segura. Primeiro, acione o freio de estacionamento, depois coloque o câmbio em neutro (N) e, finalmente, selecione a posição de estacionamento (P). Isso ajuda a evitar sobrecarregar a engrenagem de transmissão com o peso do veículo, reduzindo o desgaste ao longo do tempo.

3. Uso excessivo da posição N (neutro): Colocar o câmbio em neutro (N) com frequência, mesmo em paradas curtas, pode acelerar o desgaste e prejudicar o sistema de transmissão automática. Esse sistema foi projetado para proporcionar conforto e suavidade durante a condução, sendo recomendada a manutenção do veículo em Drive (D) na maioria das vezes.

4. Engatar o câmbio na posição N enquanto o veículo está em movimento (“banguela”): Essa prática, conhecida como “banguela”, não é recomendada. Engatar o neutro (N) enquanto o veículo está em movimento pode interromper a lubrificação da transmissão, causando danos no sistema.

5. Engatar a ré com o veículo em movimento: Tentar engatar a marcha à ré enquanto o veículo está em movimento é outra ação prejudicial. Isso pode resultar em trancos na transmissão e causar danos significativos ao sistema. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado antes de engatar a ré.

6. Troca de óleo e filtro: Embora existam debates sobre a frequência da troca de óleo da transmissão, é fundamental seguir as recomendações do fabricante. A troca de óleo e filtro adequados pode ajudar a evitar problemas como trancos nas trocas de marcha e garantir um funcionamento suave.

7. Descansar a mão no câmbio: Colocar a mão no câmbio enquanto o veículo está em movimento pode acelerar o desgaste de peças da caixa de câmbio, o que pode afetar negativamente as trocas de marcha. Por isso, é aconselhável manter as mãos no volante e evitar esse costume.

Adotar essas recomendações básicas é fundamental para manter a transmissão automática em bom estado, assegurando um desempenho confiável e prolongado do veículo.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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