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Não cometa estes erros ao iniciar o seu negócio!

Segundo pesquisa, 77% dos brasileiros que querem empreender tem o objetivo de fazer a diferença no mundo.

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Empreender é uma prática muito popular no Brasil. Atualmente, o país conta com 42 milhões de pessoas donas do próprio empreendimento.

Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) e o Sebrae.

O Brasil, inclusive, está entre os 10 países com mais empresas cadastradas no mundo. Quando o assunto são potenciais empreendedores, o país está em segundo lugar, ficando atrás somente da Índia.

Brasileiro é muito adepto à ideia de empreender – Foto: Canva/Reprodução

A análise ainda mostrou que 77% dos brasileiros são motivados pela ideia de fazer a diferença no mundo, fator que os leva a abrirem os próprios negócios.

Mas tomar essa decisão pode ser desafiador. Alguns erros são comuns entre os empreendedores iniciantes e devem ser evitados.

Para mitigar qualquer chance de um negócio frustrado, saiba quais falhas você deve evitar.

4 erros comuns de empreendedores iniciantes

Ao iniciar um negócio, é preciso ter atenção, planejamento e, principalmente, discernimento na tomada de decisões.

Planejamento ineficaz

Uma das maiores falhas cometidas pelos empreendedores é não planejar seu negócio e simplesmente começá-lo.

É interessante fazer uma análise de mercado, concorrência, pesquisa detalhada de fornecedores. Outro ponto crucial é criar metas e objetivos possíveis e realistas para o negócio.

Não subestime custos iniciais

Ao começar um negócio, por mais simples que ele seja, precisamos dispor de custos iniciais. Por isso, ter uma reserva financeira para possíveis imprevistos é fundamental.

Muitos empreendedores subestimam o capital necessário para iniciar e manter o negócio até que ele se torne lucrativo.

Isso pode levar a problemas de fluxo de caixa e à necessidade de financiamento adicional em condições desfavoráveis.

Falta de flexibilidade

Empreendedores de sucesso estão dispostos a ajustar seus produtos, serviços e estratégias com base nas circunstâncias.

É preciso humildade de compreender que nem sempre sua ideia será a melhor e que, às vezes, as sazonalidades impactam profundamente um negócio.

Por isso, ser inflexível e não buscar maneiras de se adaptar às mudanças do mercado e desejos dos clientes pode ser prejudicial.

Esteja aberto a novas ideias e a possíveis mudanças que serão, no fim das contas, feitas para melhorar o desempenho do seu negócio.

Falta de uma boa estratégia de marketing

Planejamento criado, pesquisa de mercado feita e tudo pronto. O que falta? Um bom marketing para vender o seu negócio.

Muitos empreendedores acreditam que de início isso não é necessário. Outros subestimam o poder de um profissional qualificado e querem fazer tudo sozinhos.

O marketing interno, externo e, principalmente, digital, são fundamentais para destacar sua empresa.

A estratégia correta te tornará referência e autoridade no ramo, destacando seu negócio e fazendo ele se distinguir da concorrência.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

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