Conecte-se conosco

Tecnologia

Não é mais preciso ser o super-homem para ver através das paredes com esta nova tecnologia; Confira

Um passo à frente para a tecnologia e um para trás na privacidade, mas que a possibilidade de ver através das paredes encanta, isso é fato.

Publicado

em

A tecnologia a cada dia nos permite a possibilidade de realizar feitos, antes possíveis só na imaginação ou na ficção. Quem diria que um dia, tal como um super-herói, seria possível observar através das paredes?

Esse superpoder só chega à realidade graças à tecnologia via Wi-Fi e, é claro, aos pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos.

Essa nova tecnologia é capaz de, por meio do Wi-Fi, detectar o formato e o movimento de forma tridimensional de um corpo humano que esteja em outro cômodo. Essa tecnologia seria quase como que a possibilidade de conseguir ver através das paredes.

Para iniciar as pesquisas, os cientistas utilizaram como base a tecnologia capaz de mapear fotos. Dessa mesma forma, é possível mapear o corpo humano utilizando pixels, mesmo que em outro cômodo.

Para dar andamento à pesquisa, cientistas de Londres e da divisão de inteligência artificial do Facebook se uniram. O artigo onde a pesquisa está descrita foi publicado recentemente no arXiv, um servidor utilizado para pré-impressão.

Para que fosse possível mapear os movimentos e o formato do corpo foi utilizada uma rede neural, que seria capaz de interpretar os sinais que seriam enviados e recebidos pela tecnologia Wi-Fi. Dessa maneira, essa rede seria capaz de “desenhar” o formato do corpo.

Essa não é a primeira pesquisa realizada com esse fim. Outras semelhantes foram divulgadas em 2013, utilizando sinais de celular, e em 2018, também utilizando o Wi-Fi.

Os cientistas acreditam que por meio do Wi-Fi será possível substituir as câmeras com as quais estamos acostumados hoje em dia. Dessa forma, mesmo que não seja possível ver com detalhes através dessa tecnologia, ainda é possível ver a proporção do corpo, movimentos e até trajetórias.

Esse uso seria facilitado por não ser dependente da luz do ambiente e muito menos de lentes de câmera.

De fato, a maioria das famílias nos países desenvolvidos já tem wi-fi em casa, e essa tecnologia pode ser dimensionada para monitorar o bem-estar das pessoas idosas ou apenas identificar comportamentos suspeitos na residência“, é o que acreditam os pesquisadores.

Seria uma maneira de segurança mais acessível, visto que quase todas as residências atualmente possuem o sistema de internet por Wi-Fi.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS