Conecte-se conosco

Saúde

Não sabe dizer “não”? Com estas 3 dicas, você vai aprender agora!

Dizer não é algo difícil e muitas pessoas simplesmente não conseguem, por isso trouxemos algumas dicas para ajudar quem precisa tomar essa atitude.

Publicado

em

Muitas pessoas sentem uma enorme dificuldade em dizer não aos outros, e isso se deve a diversos motivos. Entre os principais está o medo de ser mal compreendido, de parecer grosseiro ou de magoar a outra pessoa.

Se você é uma dessas pessoas, não saber ou ter dificuldade de dizer “não” pode acabar acarretando diversos problemas, como sobrecarga emocional e física, ansiedade, desconforto, entre muitos outros sentimentos ruins.

Não é saudável fazer coisas ou ir a lugares que você não tem vontade de ir, só para não desagradar outras pessoas. Você não deveria deixar suas vontades de lado pelos outros. Ceder em algumas ocasiões é sempre bom, mas quando isso lhe gera desconforto, acaba sendo muito prejudicial.

Quando você aprende a dizer não, muitas coisas em sua vida muda. Você passa a ter mais disposição para fazer as suas vontades, ter mais tranquilidade no seu dia a dia, melhorar sua relação com você mesmo, diminuir o sentimento de desconforto e ansiedade causados por atender as vontades dos outros e melhorar sua qualidade de vida.

Pois é! Uma simples palavrinha de três letras pode gerar grandes mudanças em sua vida. Então, bora aprender a dizê-la sem medo ou culpa?

Trouxemos três estratégias para facilitar essa mudança na sua vida. Com elas você não precisa temer o desafeto dos outros nem algum mal entendido.

Para começar, que tal trocar a palavra “não”, pela expressão “mais tarde”?

Essa é uma forma de você não sentir tanto o impacto do não e ter um tempo de pensar melhor sobre o assunto. Diga que talvez outro dia, ou mais tarde, e evidencie que essa não é a sua vontade no momento.

Utilize este tempo para realmente pensar sobre o convite que a pessoa lhe fez, e se não quiser aceitar, diga que pensou bem e que vai dispensar. Não ceda às insistências, diga não de forma firme e gentil. Agradeça o convite e diga que não se sente disposto no momento a atender esse pedido ou convite.

Não precisa inventar desculpas ou deixar a pessoa sem resposta, seja sincero sempre, pois assim você mostra seus limites e evita magoar a pessoa.

Não disfarce seu descontentamento

Quando não gostar da ideia, não tente disfarçar. Mostre com sua expressão facial e corporal o quanto a situação te deixa nervoso. As pessoas costumam entender melhor quando a linguagem corporal acompanha o que está sendo dito. Então se mostre descontente caso ocorra uma insistência, e não dê abertura para que pensem que você pode mudar de ideia.

Você pode sugerir uma alternativa que fique melhor para você

O lugar onde a pessoa lhe convidou para ir não agrada você? Sugira outro onde se sinta mais confortável. O modo que a pessoa quer fazer alguma atividade não é bom para você? Sugira que seja feito de outro jeito.

Caso a pessoa se mantenha firme na decisão dela, mantenha sua decisão de não fazer parte daquilo, caso você realmente não queira. Ninguém é obrigado a nada, e assim como ela pode escolher não mudar de planos para ficar mais confortável para você, você não é obrigado a atender os desejos dela.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS