Conecte-se conosco

Economia

Não sofra mais com ligações abusivas: aprenda este truque simples e eficiente

Ligações de cobrança ou para vender produtos são sempre bastante incômodas, ainda mais quando elas se tornam constantes. Mas existem algumas maneiras simples de solucionar isso.

Publicado

em

Ligações abusivas são um problema no mundo todo, mas, no Brasil, parece que algumas empresas extrapolam os limites do bom senso. Por isso, hoje vamos te ensinar maneiras de resolver esse problema!

As ligações vindas de telemarketing são motivos de preocupação e dor de cabeça para muita gente. Afinal, algumas são bastante insistentes, causam incômodos diários e por vezes até mesmo chegam gerar constrangimentos.

De acordo com dados divulgados pela Companhia Deep Center, o cidadão brasileira recebeu, em média, 258 ligações dessa natureza somente no mês de agosto de 2021.

E é claro que, como todo bom problema, a coisa pode sempre piorar. Nos últimos anos, com a popularização dos robôs (inteligências artificiais), o número de chamadas apenas aumentou.

Segundo algumas informações levantadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre 15 e 21 de janeiro deste ano, houve um registro de em média de 2,47 bilhões de ligações feitas a cada semana, aqui no Brasil.

Mas calma lá que existe, sim, uma solução para acabar com esse problema. Basta que você se cadastre no Cadastro Nacional de Não Perturbe, um serviço gratuito oferecido pelo governo. É claro que também existe a possibilidade de tentar conversar com as operadoras, mas aí pode dar um pouco mais de trabalho.

O que fazer para não receber ligações indesejadas?

Como mencionamos acima, uma das melhores opções para deixar de ser vítima desse tipo de situação é fazer ingressar no Não Perturbe. Trata-se de uma lista nacional feita especialmente para as pessoas que não querem mais receber chamadas de telemarketing vindas de empresas cadastradas no setor de telecomunicações.

De acordo com o governo, até agosto de 2022, a referida lista recebeu cadastros de cerca de 5,7 milhões de usuários. Todos eles já fartos de serem incomodados diariamente por esse tipo de situação indesejada.

Outra maneira de proceder seria buscar ajuda com as próprias operadoras de telefonia. Essas empresas geralmente disponibilizam maneiras para que os usuários não recebam mais chamadas, caso não desejem. Para isso, basta entrar em contato e pedir para que adicionem o seu número a uma lista de exclusão.

Caso nada disso seja possível, você ainda pode bloquear os números diretamente no celular, utilizando a opção de bloquear números desconhecidos. Diversos modelos de celulares já contam com essa funcionalidade essencial.

Agora, se nenhuma das dicas dadas aqui no texto funcionaram, a sua única saída é reclamar direto com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Dependendo da situação, ela pode adotar medidas extraordinárias para resolver o problema.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS