Artigos
Não tem multas em sua CNH? Você pode ganhar alguns benefícios; confira
Condutores que não receberam multas nos últimos 12 meses podem receber alguns benefícios do RNPC. Confira como funciona.
Quem nunca levou uma multa na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) poderá receber um benefício do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Isso se deve a Semana Nacional de Trânsito, inclusive, os prêmios devem ser liberados na próxima semana.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro) desenvolveu o RNPC para que bons motoristas fossem recompensados. Quem deseja participar dessa ação, já pode se inscrever. O sistema foi aberto no dia 22 de setembro, as premiações acontecem a partir do dia 13 de outubro.
No dia 18 de julho deste ano, houve uma regulamentação do RNPC, por meio da Resolução nº 975. Quem não recebeu multas nos últimos doze meses, pode ter direito a benefícios, de acordo com o texto da resolução.
Os prêmios podem surgir pela união federativa ou municipal, como uma compensação tarifária ou fiscal ou pela empresa privadas, por meio de premiações.
De acordo com o Cadastro Positivo de Condutores, o programa “visa valorizar as boas práticas dos condutores e estimular o respeito às leis de trânsito, trazendo maior segurança para as vias brasileiras”.
Entre os benefícios que os condutores que não receberam multa no último ano estão: redução no preço dos pedágios, melhores condições na hora de locar um veículo, desconto em estacionamento e em seguros de carros, ofertas com cashback.
Para participar do ENPC, é preciso fazer a inscrição, que pode se dar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após fazer o registro na plataforma, é preciso demonstrar interesse nos benefícios. Veja como, abaixo:
- Encontre a opção “Condutor”, em seu perfil;
- Nela, selecione “Cadastro Positivo”;
- Autorize que sua inscrição possa ser considerada apta para as vantagens, clicando em “Autorizar Participação”;
- Selecionar a caixinha “Li e concordo com o termo e condições de autorização” e logo após clique em “Autorizar”.
Feito isso, a inscrição já fica ativa no Cadastro Positivo de Condutores. Mas é importante alertar que, só aparecerá o cadastro ativo a partir do dia 13 de outubro, então não se preocupe se seu cadastro estiver inativo antes desta data.
Por estes canais os motoristas também conseguem acessar o histórico da CNH, consultar as entidades que estão em parceria, e ainda desistir da participação.
Empresas que possuem interesse em participar do programa como parceiros, e oferecer benefícios para os condutores, podem preencher um formulário e participar da campanha com o selo “Parceiro do Bom Condutor”, inclusive em promoções nas redes sociais.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]