Economia
Notícia em primeira mão! Meu INSS se prepara para grande anúncio em 12 de outubro
Os segurados que desejam contratar consignados terão muito mais informações disponíveis antes da contratação da modalidade. Veja a novidade!
A partir de 12 de outubro, uma importante facilidade estará disponível para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Agora, eles terão a possibilidade de consultar as taxas de juros dos bancos para empréstimos consignados diretamente no site ou no aplicativo Meu INSS.
Essa medida abrange não apenas o empréstimo consignado, mas também o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a consulta de encargos relacionados a empréstimos consignados, cartões de crédito consignados e cartões consignados de benefícios.
Essa novidade promete trazer mais transparência e informações úteis aos beneficiários na hora de tomar decisões financeiras importantes.
Como e onde consultar essas informações?
No aplicativo ou site Meu INSS, os segurados terão acesso a informações essenciais ao escolherem o serviço “extrato de empréstimos” e a opção “instituições e taxas”.
Essas informações incluirão detalhes importantes, permitindo que os segurados façam escolhas financeiramente conscientes antes de contratarem um empréstimo.
Entre as informações disponíveis, os segurados terão acesso a:
- taxas de juros mensais e anuais;
- data do primeiro desconto da parcela;
- Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual, que engloba todos os custos relacionados à operação;
- Valor a ser pago como dívida original do cliente, aplicável em casos de portabilidade ou refinanciamento;
- Valor do imposto sobre operações financeiras.
Informações todos os dias sobre as taxas de juros para operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.
Além disso, o aplicativo e o site disponibilizarão o número de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Central de Atendimento ao Consumidor (CAC) para os segurados poderem obter esclarecimentos adicionais, se necessário.
Taxas de juros
Em agosto, houve uma redução nos limites das taxas de juros para empréstimos com desconto em folha, que passaram de 1,97% para 1,91%. Da mesma forma, na modalidade de cartão de crédito consignado, o índice máximo diminuiu de 2,89% para 2,83%.
Devido a essa mudança, bancos e instituições financeiras estão agora proibidos de oferecer empréstimos e cartões consignados com taxas que ultrapassem esses novos limites estabelecidos (1,91% e 2,83%). Isso representa uma importante regulamentação para proteger os consumidores contra taxas de juros excessivas.
Essa iniciativa visa fortalecer a transparência e a capacidade de escolha dos segurados do INSS ao lidarem com empréstimos consignados e produtos financeiros relacionados.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%