Conecte-se conosco

Tecnologia

Nova lei pode proibir a utilização do WhatsApp no Reino Unido; conheça!

Lei que trata sobre privacidade no Reino Unido pode acabar proibindo a utilização do WhatsApp por lá; saiba mais!

Publicado

em

O WhatsApp é o principal aplicativo de troca de mensagens em todo mundo, com aproximadamente 134.9 bilhões de usuários mensais, sendo que 122.1 milhões retornam para os serviços do aplicativo todos os dias.

Um fator muito conhecido e respeitado do WhatsApp é a privacidade que o aplicativo oferece aos seus consumidores, utilizando tecnologias como criptografia de ponta a ponta e demais funções voltadas exatamente para essa finalidade.

Entretanto, todo esforço para manter as conversas e informações dos utilizadores pode fazer com que o aplicativo seja banido no Reino Unido, que está tentando implementar uma nova lei sobre a segurança digital de seus cidadãos.

Trata-se da Lei de Segurança Online que, se for aprovada, pode obrigar as redes sociais a diminuírem a proteção de mensagens por criptografia, coisa que o WhatsApp já se recusou a fazer, o que pode, sim, acarretar na proibição do aplicativo no Reino Unido.

Inclusive, o chefe do WhatsApp, Will Cathcart, quando se manifestou sobre o assunto, disse preferir que o aplicativo seja realmente removido da região caso as autoridades exijam o enfraquecimento da privacidade do aplicativo, além de ter ressaltado acreditar que essa é uma legislação preocupante.

Não só isso, mas essa legislação pode fazer com que não só o WhatsApp abandone o Reino Unido, já que o concorrente do mensageiro, o Signal, também afirmou que não fornecerá mais serviços para os países dessa região, caso a lei obrigue a remoção das criptografias em mensagens.

Acontece que, conforme noticiado pelo The Guardian, o governo do Reino Unido já poderia exigir a remoção de tais criptografias, utilizando a lei de poderes de investigação, de 2016. Mas, pelo menos até o presente momento, jamais fizeram qualquer pedido do gênero ao WhatsApp.

O projeto de lei pretende buscar maneiras de combater o abuso sexual infantil e o terrorismo online, podendo investigar e rastrear o que está sendo dito nas conversas em redes sociais, evitando a prática desses crimes.

Por fim, caso aprovado o projeto de lei, se o aplicativo se negar a cumprir as determinações do governo, as multas podem chegar a um valor equivalente a 4% do faturamento anual da Meta. Dessa maneira, a escolha seria mesmo a saída do aplicativo no Reino Unido.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS