Tecnologia
Nova tecnologia da Anatel facilita localização em emergências: saiba como funciona
Anatel lança serviço de localização em emergências que envia a posição exata do usuário para socorristas. Entenda o recurso.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com Google, Apple, operadoras de telefonia e serviços de emergência, anunciou a chegada oficial do Serviço de Localização de Emergência (Emergency Location Service – ELS) ao Brasil.
A ferramenta tem como principal objetivo reduzir o tempo de resposta em atendimentos críticos ao fornecer a localização precisa de quem entra em contato com serviços como 190 (polícia), 192 (SAMU) e 193 (bombeiros). As informações são do Olhar Digital.
Como funciona o serviço?
De forma integrada, sem necessidade de aplicativos ou configurações extras, o recurso é ativado automaticamente quando o usuário faz uma ligação ou envia uma mensagem para serviços de emergência. Nesse momento:
- A localização exata é identificada pelo dispositivo;
- As coordenadas são enviadas diretamente aos socorristas, via SMS;
- O atendimento se torna mais rápido, reduzindo o tempo de espera e aumentando as chances de um desfecho positivo.
Além disso, a funcionalidade opera mesmo em áreas com cobertura de rede limitada, garantindo atendimento em regiões remotas ou rurais.
Tecnologia da Anatel pode salvar milhares de vidas

Testes internacionais realizados no Reino Unido mostram que o sistema é até três mil vezes mais preciso do que métodos tradicionais, como a triangulação de torres de celular.
A estimativa é que a tecnologia ajude a salvar mais de 10 mil vidas por ano, ao diminuir atrasos em situações críticas.
Para Carlos Baigorri, presidente da Anatel, o recurso representa um marco importante.
“O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira.”
Disponibilidade gratuita e compatibilidade
O Serviço de Localização de Emergência está disponível para dispositivos com Android 5.0 ou superior e iOS 18.2 ou superior.
Sua implementação no Brasil é gratuita e segue as normas internacionais de segurança e privacidade, garantindo que as informações sejam compartilhadas apenas com autoridades durante situações de emergência.
Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil, reforça o impacto positivo da novidade:
“A parceria com a Anatel é um marco no uso da tecnologia para a segurança e bem-estar da população brasileira. Algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades, gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém.”
O novo sistema chega para revolucionar a forma como as emergências são atendidas, oferecendo mais precisão e agilidade na localização de pessoas em situações críticas.
*Com informações de Olhar Digital.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga