Conecte-se conosco

Tecnologia

Novidade no Android 14 promete facilitar conexão em áreas remotas

A última atualização de modelo no sistema Android foi lançada pelo Google em agosto de 2022, o atual Android 13.

Publicado

em

Android, android 14

A última atualização de modelo no sistema Android foi lançada pelo Google em agosto de 2022, o atual Android 13. Com beta programado para ser testado já em abril de 2023, a versão de número 14 do sistema está buscando fazer a ampliação da conectividade com o sistema móvel de internet.

Está dentro do planejamento das funções do futuro sistema que o Android 14 receba suporte por satélite para amplificar a conexão de internet.

De acordo com Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior de plataforma e ecossistemas do Google, a intenção é fazer união entre o sistema operacional da T-Mobile e com o novo satélite da Space X, visando dessa forma democratizar o acesso a internet móvel em lugares que o sinal ainda é restrito ou nulo.

A ideia parte de eliminar a necessidade de construções de mais torres de telefonia pelas cidades, este é um modelo antigo de distribuição, que ao longe de muito tempo foi uma posição privilegiada das grandes cidades, que acabam por excluir zonas rurais e de difícil acesso. Com a conexão via satélite, os aparelhos serão conectados direto com o Starlink v2.

De acordo com Lockheimer a experiência do usuário será reformada a partir dessa nova modalidade de acesso, o que parece ser uma promessa para os novos aparelhos Android.

O estágio do projeto não deixa claro os benefícios nem as questões ambientais envolvidas que pode influenciar na velocidade da conexão. Ele ainda lembra que no lançamento da empresa em meados de 2008, a grande dificuldade da época era manter um aparelho que funcionasse perfeitamente bem com as tecnologias 3G e Wi-Fi.

Essa relação à dificuldade com ambas tecnologias, hoje parece que nunca existiram, mas naquele período eram as barreiras da que faziam tablets serem vendidos com suporte de internet móvel ou apenas com internet sem cabo. Os modelos para Wi-Fi tinham menos custo, porém eram totalmente dependentes de um ponto exclusivo para manter a conexão.

Com relação ao Iphone, é possível que a Apple já tenha realizado testes em seu hardware para a função, a fim de fazer futuros ajustes para que os celulares fossem atualizados com uma produção em massa quando a tecnologia estiver disponível.

Se a informação for verídica, o iOS 16 também seria compatível, deixando os principais sistemas operacionais aptos a funcional com a ligação ao Starlink V2 já no próximo ano.

Elon Musk fez uma publicação no Twitter comentando o progresso do seu novo satélite, de acordo com as informações ele terá velocidade de conexão entre 2 e 4MBits por área, não sendo próximo ao potencial do 5G, mas é o suficiente para desenvolver conectividade em zonas remotas.

De acordo com a expectativas dos envolvidos, inicialmente o programa será ofertado para as zonas mais isoladas dos Estados Unidos, logo a T-Mobile faria a oferta do suporte de mensagens de texto até o fim do próximo ano, ampliando as funcionalidades de maneira gradual a partir de 2024.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS