Conecte-se conosco

Tecnologia

Novo Google Maps exibirá rotas, carros, prédios e até o clima em 3D; Entenda!

Tecnologia de Immersive View será utilizada nas viagens feitas com o auxílio do app de locomoção. O realismo vai impressionar os usuários.

Publicado

em

O Google Maps passará por uma revolução na forma de visualização das rotas, com mais informações e interatividade. A novidade foi anunciada pela Google nessa quarta-feira (10).

Com ajuda de inteligência artificial (IA), a plataforma utilizará á chamada Immersive View, uma tecnologia que recria cidades em 3D. Além disso, ela exibe, também, dados sobre o tráfego de veículos e as condições climáticas do local.

A nova visualização deve surpreender os usuários. A sensação de estar dentro do app e percorrendo as ruas da cidade parece coisa de videogame, mas não. Ela será uma realidade na plataforma de locomoção.

Função da IA

Na demonstração divulgada pelo Google, foi informado que a inteligência artificial auxiliará o app no planejamento das rotas e o usuário poderá vê-la em 3D, com prédios, árvores, placas e até pássaros passando pela rua.

A IA ajudará, inclusive, a prever como estará o trânsito no momento da viagem e será capaz de projetar a quantidade de carros na via para que o usuário entenda melhor a situação.

As condições climáticas serão representadas através de animações que demonstrarão a intensidade da chuva, as nuvens em dias fechados e até a iluminação natural.

Como tudo funcionará?

A princípio, a ferramenta será disponibilizada para 15 cidades, somente. Nenhuma delas, no entanto, está no Brasil. A previsão é de que futuramente ela chegue aos demais locais.

A apresentação ocorreu durante a conferência anual de desenvolvedores do Google, que ocorreu esta semana nos Estados Unidos.

Para utilizar a ferramenta, será bem simples. O usuário precisará indicar os pontos (de partida e chegada) da rota dentro do Google Maps e habilitar a Immersive View. A função 3D reconstruirá a cidade de forma bem realista.

Demonstração do tráfego real

O novo recurso não atende, apenas, a uma questão meramente visual, mas terá, principalmente, uma função informacional. E isso fica muito claro na maneira como ela demonstrará o trânsito nas vias percorridas.

A inteligência artificial projetará os carros presentes na rota para que o usuário compreenda o tamanho do congestionamento e o tempo que ele demorará para chegar ao destino.

A ferramenta deve ser lançada ainda este ano, segundo a Google, e nas seguintes cidades:

  • Holanda: Amsterdã
  • Alemanha: Berlim
  • Irlanda: Dublin
  • Itália: Florença e Veneza
  • Estados Unidos: Las Vegas, Los Angeles, Nova Iorque, Miami, Seattle, San Francisco e San José
  • Inglaterra: Londres
  • França: Paris
  • Japão: Tóquio

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS