Conecte-se conosco

Tesouro Direto

Número de investidores ativos no Tesouro Direto chega a 2 milhões. Saiba como investir

Entenda a popularidade do programa e por que ele é reconhecido como uma modalidade de investimento mais democrática.

Publicado

em

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional lançado em 2002 e foi desenvolvido para ser utilizado como compra e venda de títulos públicos federais, de forma on-line. É visto atualmente como uma excelente alternativa de investimento, por ser acessível e gerar rentabilidade e liquidez diária.

O programa é relativamente novo e conta com um crescente de investidores a cada dia. Dados do mês de julho alcançam um novo recorde com a marca de 2 milhões de investidores ativos na plataforma. Em maio, esses números eram de 1,97 milhão.

Tipos de títulos públicos

É muito importante escolher bem o título na hora de comprar, e você deve analisar de que forma quer deixar o dinheiro investido, além de entender os riscos que pode enfrentar no processo. Os títulos à venda no Tesouro Direto são os prefixados, pós-fixados e híbridos.

Nos prefixados, você sabe exatamente qual será o seu retorno, isso se fizer o resgate apenas no vencimento do título. Nos pós-fixados, o retorno total do investimento só é revelado no momento do resgate, e esses papéis são atrelados a um indexador que pode variar. Por fim, os híbridos contam com parte da remuneração definida logo no momento da compra, e o resto sofre mudanças, pois está atrelado à inflação.

A rentabilidade do título pode ser entendida como o juros que o governo tem que pagar ao investidor para que ele financie sua dívida.

Mas como investir no Tesouro Direto?

Para investir não é bem simples: a pessoa só deve ter o número de CPF e uma conta bancária, podendo ser poupança ou corrente. A partir disso, basta seguir alguns passos:

  • Primeiro é preciso entrar no site do Tesouro Direto, localizar o título ideal para você e realizar a simulação;
  • Depois, deve-se realizar o cadastro nas corretoras e bancos habilitados;
  • em seguida, é necessário transferir o valor que deseja aplicar na conta na instituição que você se cadastrou no Tesouro Direto;
  • Pronto: agora é só passar a investir! Comece aplicando através da plataforma da instituição em que efetuou o cadastro, pelo portal ou pelo app oficial do Tesouro Direto.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS