Automobilística
Nunca fique sem bateria: Ford lança tecnologia que carrega seu elétrico enquanto dirige
A novidade chamou a atenção de quem usa carros elétricos. Tudo para elevar cada vez mais o patamar desses veículos.
Já pensou em poder carregar seu carro elétrico mesmo em movimento, sem ter que esperar muito por isso? A Ford apresentou recentemente uma patente inovadora no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), com uma novidade que pode ajudar nessa questão.
De acordo com os documentos, a Ford trabalha com uma ideia para integrar bobinas conectadas a fontes de eletricidade na superfície das estradas.
Desta forma, isso permitiria a transmissão de energia sem fio para receptores incorporados nos veículos elétricos. Então, assim, seu carro seria recarregado quando necessário e você não precisaria parar para recarregá-lo.
Como que isso funcionaria na prática?
Essa tecnologia funcionaria por meio de veículos equipados com radares de penetração no solo, os quais podem ter um papel fundamental em seu funcionamento. Esses radares fazem a detecção e alinham automaticamente as bobinas com os receptores dos veículos, otimizando assim a eficiência do carregamento.
Caso seja adotada, a proposta pode resultar em baterias de menor capacidade para carros elétricos, consequentemente tornando os veículos mais leves e eficientes. Mas, vale ressaltar que essa abordagem não está isenta de críticas, já que muitas pessoas afirmam que seria muito caro a instalação de fios de cobre nas estradas.
Imagem: USPTO
Porém, se você acha que a Ford chegou primeiro nessa corrida, aí que se engana. Sempre visando evoluir a tecnologia, a startup israelense ElectReon já realizou testes bem sucedidos com uma técnica parecida em 2021.
A versão de carregamento sem fio da empresa demonstrou operacionalidade a velocidades de até 60 km/h, utilizando um caminhão de 40 toneladas em um segmento de estrada na Suécia.
Em um cenário mais recente e comparável, a Stellantis conduziu um teste onde um Fiat 500e foi carregado sem fio enquanto em movimento, percorrendo um trecho de 1 km de estrada na Itália. Ou seja, as marcas estão na corrida para tornar o carregamento de carros elétricos em movimento cada vez mais viável e uma opção para o futuro.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%