Curiosidades
Nunca use estes 6 cortes de carne no seu churrasco
Alguns cortes devem ser evitados por não proporcionar a textura e o sabor desejados.
Preparar um bom churrasco começa pela escolha das carnes certas. Para muitos, essa tarefa pode ser desafiadora, especialmente quando não se tem experiência na seleção dos cortes.
Com tantas opções no açougue, é fácil cometer erros que podem comprometer a qualidade do churrasco. Pensando nisso, trazemos aqui uma lista das carnes que, apesar de populares, não são ideais para grelhar na brasa.
Inspirado por um vídeo viral do perfil do açougueiro @fabio_acougueiro no Instagram, em que ele dá dicas valiosas para quem quer acertar na escolha da carne, este texto mostra os cortes que você deve evitar ao planejar seu churrasco.
Nem toda carne fica saborosa quando é preparada na grelha – Imagem: reprodução
Cortes que não são para churrasco
1. Músculo bovino
O músculo é uma carne bastante utilizada em receitas de cozidos, sopas e até para ser moída, mas deve ser evitada em churrascos.
Esse corte é retirado das partes dianteira e traseira do boi e possui fibras muito duras, o que o torna inadequado para o preparo na grelha.
O músculo precisa de cozimento prolongado para amaciar, algo que o churrasco, por ser uma preparação rápida, não oferece.
2. Patinho
O patinho é versátil e frequentemente usado para bifes, carne moída, cubos e tirinhas. Porém, não é a melhor opção para um churrasco.
Localizado na parte inferior traseira do boi, tal corte apresenta fibras mais rígidas e secas. Ele pode até ser saboroso em outras preparações, mas não entrega a suculência e maciez esperadas em um churrasco.
3. Costela bovina (na Panela)
A costela é um corte tradicionalmente associado ao churrasco, mas aqui é preciso atenção.
Embora a costela de chão ou assada lentamente no fogo seja um clássico, a costela mais grossa, com muita cartilagem e ossos finos, não é ideal para a grelha convencional.
Esse tipo de costela se sai melhor quando preparada na panela de pressão, em que o cozimento prolongado ajuda a derreter as fibras e tornar a carne macia.
4. Lagarto
O lagarto, apesar de muito empregado em receitas como rosbife, assado de panela e recheado no forno, não é adequado para churrasco.
Tal corte, retirado da parte traseira do boi, possui fibras longas e duras, que não amaciam facilmente na grelha.
Além disso, sua pouca quantidade de gordura resulta em uma carne seca e sem a suculência necessária para um bom churrasco.
5. Pescoço bovino (Acém)
O pescoço do boi, muitas vezes confundido com o miolo do acém, também é uma carne que não combina com churrasco.
Esse corte, localizado na parte dianteira do animal, é mais fibroso e gorduroso, ideal para moer ou cozinhar em pedaços. No churrasco, o resultado tende a ser uma carne dura e pouco saborosa, mesmo com um preparo mais cuidadoso.
6. Filé Mignon
Embora seja considerado um dos cortes mais nobres e caros, o filé mignon não é a melhor escolha para o churrasco.
A carne, retirada da região lombar, é extremamente macia, mas justamente por sua baixa quantidade de gordura, ela tende a ficar seca e sem sabor na grelha.
O filé mignon brilha mais em pratos como medalhão, strogonoff e parmegiana, nos quais pode ser combinado com molhos que preservam sua umidade.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários