Economia
Nvidia irá adquirir por US$40 bi a fabricante de chips Arm
Arm ficará sob o controle de uma única companhia, o que poderá causar conflito com reguladores e rivais da Nvidia.
A Nvidia irá adquirir a fabricante de chips Arm pelo valor de até 40 bilhões de dólares, em transação que deve modificar as estruturas do setor de semicondutores, informaram as companhias nesta segunda-feira.
Críticos questionaram, pouco antes do anúncio, como a Arm manteria sua posição aberta após ser controlada por uma empresa norte-americana em um momento de tensão com a China.
A Arm ficará sob o controle de uma só companhia, por isso, a venda pode causar conflito com reguladores e rivais da Nvidia, a maior empresa de chips dos Estados Unidos por capitalização de mercado. A fabricante de chips é a fornecedora da Apple e de outras empresas do setor.
A Arm vai manter seu modelo de licenciamento neutro e o aumentaria licenciando a propriedade intelectual da Nvidia pela primeira vez, disse o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang.
“Queremos expandir a Arm e torná-la ainda maior”, firmou Huang a analistas.
Para o presidente-executivo do SoftBank Masatoshi Son, a empresa tem potencial, mas reduzirá suas participações em ativos importantes para levantar capital. A SoftBank adquiriu a Arm por 32 bilhões de dólares e considera a venda marca uma saída antecipada.
Os executivos do SoftBank estão desapontados com o desempenho das ações do grupo, e estão começando a discutir sobre fechar o capital do grupo de tecnologia japonês, informou uma fonte à Reuters. Depois da venda da Arm, essas negociações podem ganhar fôlego.
Os papeis do SoftBank avançaram 10% na bolsa de Tóquio.
O SoftBank receberá da Nvidia 21,5 bilhões de dólares em ações e 12 bilhões de dólares em dinheiro, sendo 2 bilhões na assinatura. Uma participação na Nvidia entre 6,7% e 8,1% será garantida pelo SoftBank e seu Vision Fund de 100 bilhões de dólares, que tem fatia de 25% da Arm.

-
Tecnologia24 horas atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Saúde1 dia atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Tecnologia2 dias atrás
Nova tecnologia da Google pode dar fim à Starlink
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você usa PayPal, cuidado: esse novo golpe está se espalhando rápido
-
Mundo2 dias atrás
No Japão, empresas estão lucrando com pedidos de demissão
-
Mundo23 horas atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
8 trabalhos inusitados que só existem fora do Brasil — veja a lista
-
Finanças2 dias atrás
Herdeiros podem sacar o PIS/Pasep de entes falecidos; veja como