Conecte-se conosco

Tecnologia

O fim dos áudios no WhatsApp? Transcrição agora é possível!

Usuários perceberam a mudança e começaram a publicar prints em tom de comemoração nas redes sociais. A comoção foi geral. É o fim de uma era!

Publicado

em

Uma nova era foi iniciada no WhatsApp. Isso, porque um recurso bastante aguardado começou a ser liberado para os usuários, uma revolução tão grande que muitos chegaram a duvidar.

Depois de iniciar os testes da ferramenta há mais de um ano na versão beta, o aplicativo começou a liberação da transcrição de mensagens de áudio, na última quarta-feira (26).

Agora, o WhatsApp transformará o que foi dito nos áudios em texto antes que os usuários tenham que escutar o conteúdo. Quem tem verdadeira repulsa pelas mensagens de voz com certeza deve estar pulando de alegria.

Repercussão imediata: “Melhor acerto”

A informação começou a circular nas redes sociais após usuários perceberem que os áudios já estavam chegando com o texto transcrito embaixo. No Twitter, por exemplo, além da comoção inicial, muitos publicaram prints para comprovar o que estava acontecendo. A alegria foi geral.

“Gente, e o WhatsApp que foi luz agora! Simplesmente, agora ele transcreve o que a pessoa falou em áudio”, comemorou o usuário Lucas Teles.

Outros escreveram: “Essa função do WhatsApp de escrever o que tem no áudio é o melhor acerto dos últimos tempos” e “Nunca mais vou ouvir áudio. Melhorem a dicção de vocês para a legenda vir certinha”.

Enfim, a libertação

Depois de muita reclamação na internet e postagens sucessivas sobre a falta de noção no envio das mensagens de áudio, não é de se espantar a alegria e a satisfação dos usuários em perceber que tudo mudará.

A funcionalidade já vinha sendo testada na versão beta do WhatsApp há mais de um ano, mas passou por uma pausa no desenvolvimento e voltou a ser aprimorada este ano.

Antes de funcionar, o sistema mostra uma introdução explicando o passo a passo da tecnologia. O texto transcrito aparece logo abaixo do arquivo de áudio e muda de cor (para um tom mais escuro) quando ele é reproduzido.

Exceções

A transcrição fica indisponível em duas situações específicas:

  • quando a plataforma não reconhece as palavras ditas no áudio, ou seja, depende da dicção e do jeito de falar da pessoa que enviou;
  • caso a ferramenta esteja configurada em um idioma diferente do que aparece no áudio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS