Saúde
O hábito de dormir tarde pode afetar o desenvolvimento do cérebro
O cérebro de crianças e adolescentes que têm o costume de dormir muito tarde pode ter um desenvolvimento diferente do de quem dorme cedo.
Dormir tarde impacta o cérebro sobretudo de crianças e adolescentes justamente porque o órgão se desenvolve da infância até o início da vida adulta. Cientistas acreditam que o horário em que essas crianças e adolescentes vão dormir interfere no bom desenvolvimento. Logo, aqueles que costumam dormir e acordar cedo possuem mais benefícios.
O estudo dedicado a entender as consequências para aqueles que dormem tarde foi liderado por pesquisadores da Universidade de Melbourne, da Austrália, tendo sido publicado na revista The Journal of Child Psychology and Psychiatry, e os motivos que fazem essas crianças e adolescentes irem dormir tão tarde são os estímulos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.
Em um artigo para o site The Conversation, os autores desse estudo afirmam que esse tipo de padrão de sono pode atrasar o desenvolvimento, principalmente no final da adolescência. Esse estudo foi feito por uma equipe de pesquisadores, que acompanharam o sono de mais de 200 adolescentes durante sete anos, entre os 12 e os 19 anos.
Ao longo desses sete anos, foram respondidos formulários pelos adolescentes e seus responsáveis sobre o padrão de sono, preferências e bem-estar. A fim de observar o desenvolvimento cerebral, os adolescentes que participaram do estudo passaram por duas tomografias com um intervalo de alguns anos entre elas.
Os autores da pesquisa afirmam que com as tomografias “Nós nos concentramos em mapear as mudanças na estrutura da massa branca — o tecido conjuntivo do cérebro que permite o processamento de informações e o funcionamento de forma eficaz”.
Com esse estudo mapeando as mudanças da massa branca do cérebro dos adolescentes, foi possível perceber que o crescimento dos que têm hábitos diurnos é maior, enquanto os que possuem hábitos noturnos não acompanham esse desenvolvimento.
Os pesquisadores acreditam que os hábitos noturnos interferem no comportamento dos adolescentes, pois foi observado que aqueles que dormem mais tarde tendem a ter problemas comportamentais, tais como comportamento antissocial, agressividade e costumam quebrar as regras com maior frequência.
Também foi possível observar que, quando se refere a problemas emocionais, o horário do sono não interfere, por exemplo, nos níveis de irritabilidade e ansiedade.
É comum que algumas pessoas se sintam mais despertas e alertas durante a noite, por isso optam por dormir e acordar mais tarde. No entanto, quando se refere a crianças e adolescentes, que normalmente têm compromissos escolares na parte da manhã, a falta de um tempo de sono adequado afeta o desenvolvimento.
Os pesquisadores acreditam que “a falta crônica de sono, devido a esses horários de sono incompatíveis, pode explicar por que os adolescentes que são notívagos correm maior risco de problemas emocionais e comportamentais do que aqueles que são matinais”. Logo, é preferível que crianças e adolescentes sigam horários que lhes permitam privilegiar as horas de sono, a fim de ter um bom desenvolvimento.

-
Bancos18 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia10 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas6 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver