Economia
Transforme seu sonho em realidade: Minha Casa, Minha Vida retorna com novidades e valores
O programa habitacional retorna e traz consigo novidades. Entre essas agora o valor máximo para financiamentos chegará a 150 mil reais.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional que tem como intenção auxiliar os brasileiros a conquistarem o seu imóvel próprio, principalmente, as famílias de baixa renda.
O programa foi criado em 2009 pelo presidente Lula (PT), mas foi substituído em 2021 pelo programa Casa Verde e Amarela, criada pelo ex-presidente Bolsonaro (PL).
Quais as diferenças entre os dois programas habitacionais?
A principal diferença entre os dois programas habitacionais é justamente as faixas de renda as quais eles cobrem ou cobriam.
Quando falamos do Minha Casa Minha Vida, temos as faixas, sendo essas a 1, que abrange famílias que recebem até 1.800 reais mensais, sendo a taxa de subsídio 90%.
A faixa 1.5, que abrange salários de até 2.600 reais, valor de subsídio de até 47.500 mil reais. A faixa 2, que é para aqueles que recebem até 4 mil reais e a taxa de subsídio é de até 29 mil reais.
E por fim, a faixa 3, que é para aqueles que recebem até 9 mil reais, a qual não se enquadra subsídio e as taxas de juros eram de 8,16% ao ano.
Quando se fala do grupo rural, era necessário que a renda anual não ultrapassasse 78 mil reais.
Quando falamos do Casa Verde e Amarela, por outro lado, possui seis grupos, sendo três desses dedicados ao público urbano e três ao público rural.
O grupo urbano 1, é dedicado aqueles que recebem até 2.400 reais. O segundo grupo urbano, é dedicado aqueles que recebem até 4.400 reais. E o terceiro grupo urbano, é dedicado aqueles que recebem até 8 mil reais.
Agora, para os grupos rurais, o primeiro era dedicado a aqueles que recebem anualmente até 29 mil reais. O grupo dois, para rendas anuais de até 52.800 mil reais. E por fim, o terceiro grupo, para rendas anuais de até 96 mil.
Quais mudanças chegam com o retorno do Minha, Casa Minha Vida?
Com o retorno do programa habitacional, o atual governo pretende trazer o foco nas construções de residências para a faixa 1. Ou seja, os brasileiros de menor renda.
O lançamento oficial de retorno do programa deverá acontecer no dia 14 de fevereiro, na Bahia, na inauguração de um novo conjunto habitacional em Santo Amaro.
Não somente esse conjunto habitacional será inaugurado nesse dia, mas outros imóveis também. Sendo, no total, 3 mil imóveis inaugurados.
Para trazer o interesse das construtoras, o Governo Federal irá propor um aumento no valor máximo do financiamento de imóveis. Atualmente, o valor é de no máximo 96 mil reais e o novo valor máximo será 150 mil reais.
Para além disso, o governo pretende dar continuidade as mais de 120 mil unidades dedicadas a faixa 1 que não estão concluídas.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio13 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças20 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer