Conecte-se conosco

Economia

O que aconteceu com saque emergencial do FGTS em 2021?

Saque emergencial do FGTS, autorizado no ano passado, foi descartado pelo governo para este ano ainda no mês de junho.

Publicado

em

Saque Digital do FGTS

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi autorizado no ano passado para ajudar os trabalhadores em meio à pandemia. O governo federal permitiu o resgate de até um salário mínimo (R$ 1.045 na época) do saldo das contas dos cidadãos.

Veja também: Cotas do PIS/Pasep ‘esquecidas’ nas contas ainda podem ser resgatadas

Após a virada do ano, muitos brasileiros criaram esperanças sobre uma possível repetição da medida, especialmente após sua confirmação no fim de 2020. Contudo, os saques não devem voltar a ocorrer em 2021.

Em nota divulgada em junho, o Ministério da Economia informou que não tem planos de liberar o saque emergencial do FGTS neste ano. Segundo o documento, o governo federal está focado em medidas de maior impacto social, como o auxílio emergencial e o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

“Não há liberações extraordinárias de saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizadas”, afirmou a pasta.

Outro motivo que impede uma nova rodada de saques é o próprio fundo, que corre risco de desequilíbrio se mais um montante significativo como os anteriores for retirado pelos trabalhadores. A afirmação foi do Conselho Curador do FGTS, responsável pela administração do fundo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS