Conecte-se conosco

Política

O que será dos auxílios em 2023?

2022 foi o ano dos auxílios, muitos foram criados e outros tantos ampliados. Confira o que acontecerá com eles no novo governo em 2023.

Publicado

em

auxílio brasil

Com o final de um período eleitoral turbulento, muitos se perguntam o que será dos auxílios criados ou ampliados em 2022. Confira mais detalhes nesta matéria!

Auxílios atuais

O Bolsa Família, criado em 2004 por Luiz Inácio Lula da Silva e substituído na última gestão pelo presidente Jair Bolsonaro pelo Auxílio Brasil, retornará com o nome original e novos parâmetros para 2023, com o governo petista reassumindo a presidência.

O Auxílio Brasil, quando criado para substituir o Bolsa Família, tinha milhões de famílias cadastradas à espera do benefício. Essas famílias foram incluídas no pagamento, porém a espera voltou a existir.

Em seguida, outros milhões de famílias passaram a aguardar serem aceitas para o recebimento do Auxílio. Essa inclusão só ocorreu após a aprovação de um Projeto de Emenda Constitucional que permitiu, além da inclusão das famílias remanescentes, o aumento do valor mínimo das parcelas para as famílias em 50%.

Para 2023

O próximo governo planeja a manutenção do valor de R$ 600,00 por família cadastrada no Cadastro Único, além de um acréscimo de R$ 150,00 por filho, que seja menor de 6 anos.

Além das mudanças no Auxílio Brasil, a PEC permitiu a criação dos auxílio caminhoneiro e taxista, criados com a intenção de diminuir o prejuízo causado pela alta dos combustíveis nessas classes de trabalhadores.

Esses projetos sociais tinham claro objetivos eleitoreiros e, com a queda do preço dos combustíveis nas refinarias e postos, perdeu força e não devem ser renovados no próximo ano.

Já o Vale-Gás previa, inicialmente, ao repasse de metade do valor de um botijão de 13kg de gás para famílias no Cadastro Único. Posteriormente, próximo às eleições, com a aprovação da PEC Kamikaze, o valor foi dobrado, passando a comtemplar 100% do custo do botijão de gás.

Este programa terá duração inicial de 5 anos e deve voltar a ter um repasse de 50% do valor do botijão para cada família. Este auxílio é concedido bimestralmente e prevê o pagamento de 30 parcelas no total.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS