Tecnologia
O que significa hater? Saiba tudo sobre esse termo da internet
O termo é bastante utilizado na web, entretanto, muitos desconhecem o seu real significado.
A internet foi uma invenção que revolucionou a maneira com que os seres humanos se comunicam e compartilham informações. Ela contribuiu para dinamizar e agilizar esse processo, de modo que praticamente todos podem expor seus conteúdos e opiniões para milhares de pessoas ao redor do mundo.
Entretanto, ao mesmo tempo que isso trouxe benefícios, também trouxe alguns problemas, e os haters são um dos mais difíceis de combater. O termo trata-se de uma palavra de origem inglesa, cujo significado literal é “odiadores”.
Assim, tal alcunha é dada para aqueles internautas que se dedicam a fazer críticas maldosas no ambiente on-line somente para magoar, diminuir e fazer com que os outros se sintam tristes. Lembrando que não podemos confundir isso com a prática cyberbullying ou discurso de ódio.
A definição do chamado hater refere-se a comportamentos nocivos, porém um tanto mais leves e não necessariamente criminosos, segundo a legislação brasileira. Hoje, vamos entender um pouco mais sobre o tema e como agir caso for vítima de uma pessoa dessas.
O que fazer para se proteger?
Como foi dito anteriormente, o “odiador” é aquele indivíduo que pratica o ódio gratuito na internet e se sente feliz em estar diminuindo os outros. Logo, existem associações disto com práticas criminosas como o cyberbullying, mas ambos não são categorizados como a mesma coisa.
Tal fato ocorre porque ambas as modalidades de agressão possuem objetivos diferentes. Por exemplo, o hater raramente propaga uma ofensa com propósito definido, ele basicamente só deseja expressar sentimentos negativos sobre pessoas ou situações que lhe desagradem.
Inclusive, quando questionados sobre suas ações, a maioria dessas pessoas sequer consegue fornecer justificativas plausíveis para seus atos. Portanto, o único objetivo é mostrar ao mundo que eles não concordam com algo e querem ser ouvidos.
Consequentemente, redes sociais famosas como o Instagram e o Facebook são repletas de casos assim. Nelas, há um batalhão de usuários que diariamente tecem comentários ruins sem oferecer nada de positivo em troca, criticando apenas por criticar e disfarçando suas maldades como meras “opiniões”.
Então, caso você se depare com uma situação parecida, existem algumas maneiras de minar a ação do hater. Uma delas é denunciar o conteúdo para a própria plataforma, que analisará tudo e poderá aplicar a devida punição para o autor daquilo.
Em contrapartida, também é possível simplesmente ignorar e não dar atenção para a pessoa. Afinal, envolver-se em discussões com gente que espalha ódio gratuitamente só os incentiva ainda mais. Outro demérito é que, uma vez que reagimos a um determinado post, o algoritmo da rede tende a trazer mais itens semelhantes para nós.
Por fim, cada um lida com o problema de um jeito diferente, e não há uma solução universal para resolvê-lo. O que devemos sempre fazer é praticar a empatia diariamente, e antes de tecer alguma opinião sobre algo ou alguém, parar para pensar se o que vamos dizer é bom e agregará algo de positivo para aquilo.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças13 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística1 dia atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais