Saúde
O segredo para fugir da demência pode estar na sua cozinha
Você sabia que um alimento muito comum na culinária brasileira — e mundial, para falar a verdade — pode trazer benefícios incríveis para a saúde da sua mente? Estamos falando do azeite, um óleo vegetal extraído da azeitona, rico em gorduras boas, antioxidantes e vitaminas.
Mas o que o azeite tem a ver com a demência, uma condição que afeta a memória, o raciocínio e a personalidade de milhões de pessoas no mundo todo? Saiba mais sobre como esse ingrediente pode reduzir o risco dessa doença neurodegenerativa e como você pode incluí-lo na sua dieta de forma simples e muito saborosa.
Azeite: o segredo da longevidade
A informação de que o azeite pode reduzir os riscos de morte por demência não veio de qualquer lugar, já que foi resultado de uma pesquisa feita por cientistas de Harvard, nos Estados Unidos. Esse foi o primeiro estudo visando relacionar a alimentação com a morte associada à demência, conforme pontua a EuroNews.
Para a pesquisa, os cientistas verificaram os questionários alimentares e os registros de falecimento de mais de 90 mil norte-americanos, no decorrer de 30 anos. Com os dados em mãos e devidamente analisados, foi possível chegar a uma conclusão.
Essa conclusão foi de que pessoas que consumiam mais de meia colher de sopa de azeite, diariamente, tinham um risco 28% menor de morrer de demência, quando comparados com as pessoas que nunca ou apenas ocasionalmente consumiam o produto.
De acordo com Anne-Julie Tessier, uma das cientistas responsáveis pelo estudo, afirma:
“O nosso estudo reforça as diretrizes dietéticas que recomendam óleos vegetais como o azeite e sugere que essas recomendações não apenas apoiam a saúde do coração, mas também a saúde do cérebro.”
Além disso, restou demonstrado que a substituição de apenas uma colher de chá de maionese ou margarina por azeite, também com frequência diária, pode reduzir o perigo mencionado de 8% a 14%, o que é bastante impressionante, em troca de pouco esforço.

-
Investimentos15 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Economia22 horas atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas1 dia atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia24 horas atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa uma franquia da Chilli Beans? Variedade de modelos atrai empreendedores
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio19 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas