Conecte-se conosco

Saúde

O tempero mágico para uma memória sempre afiada; previne até alzheimer

Pesquisadores concluíram que esse tempero é eficaz no tratamento de problemas de memória relacionados a doenças degenerativas, pelo menos a curto prazo.

Publicado

em

Você já reparou que, à medida que envelhecemos, parece que nossa memória começa a não ser mais a mesma? Aquela dificuldade em lembrar o que fizemos recentemente ou detalhes de um passado não tão distante pode se tornar um verdadeiro incômodo. Além disso, isso pode interferir em nossas atividades cotidianas e tende a se agravar com o tempo.

O impacto da alimentação na saúde cerebral

A alimentação tem um papel crucial na nossa saúde, inclusive na capacidade do nosso cérebro de funcionar direitinho. Enquanto alguns alimentos, principalmente os ultraprocessados, podem deixar nossa mente meio preguiçosa, outros podem ser verdadeiros aliados da nossa capacidade cognitiva.

Por exemplo, alimentos como o salmão, que é rico em ômega 3, e as frutas vermelhas, cheias de antioxidantes e flavonoides, são superimportantes para manter nossa mente afiada.

Açafrão: o tempero que protege a memória

E se eu te contar que existe um tempero muito usado na culinária espanhola que pode ser um grande amigo da nossa memória? Estou falando do açafrão. Esse tempero, além de dar um sabor todo especial a pratos como paellas, ensopados e sopas, também pode ter um papel importantíssimo na preservação da nossa saúde cerebral.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics investigou os efeitos do extrato de açafrão em pessoas com Alzheimer em estágios leves a moderados.

Durante 16 semanas, esses participantes consumiram duas doses diárias de 15 miligramas de extrato de açafrão. Vale lembrar que, desde tempos antigos, o açafrão é usado como um remédio natural para combater a tristeza e a depressão.

Os resultados desse estudo são bastante promissores: aqueles que tomaram o extrato de açafrão mostraram uma melhora significativa na função cognitiva, ou seja, na capacidade de pensar e se lembrar, em comparação aos que tomaram um placebo.

Os pesquisadores concluíram que o açafrão é, de fato, seguro e eficaz no tratamento de problemas de memória relacionados a doenças degenerativas, pelo menos a curto prazo.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS