Mundo
O uso de máscara já não é mais obrigatório em 19 capitais
Veja aqui quais cidades ainda estão resistentes em deixar o uso das máscaras, que antes eram de uso obrigatório.
Finalmente parece que começamos a respirar mais aliviados! Das 27 capitas brasileiras, 19 já estão reduzindo parcialmente a exigência do uso de máscaras, isso devido à queda no número de casos de Covid-19.
Em 14 estados a máscara é obrigatória somente em ambientes fechados, enquanto em oito estados brasileiros o uso é exigido em locais abertos e fechados. Na capital federal, Brasília, e em outras seis capitais, a máscara já não é item obrigatório em qualquer ambiente.
Nos últimos 14 dias, a média móvel de casos de Covid-19 vem indicando uma tendência de queda e uma variação negativa de 31%.
No Rio de Janeiro, no dia 07 de março, foi decretado o fim da exigência da máscara em qualquer ambiente, incluindo transporte público, lembrando que desde outubro o uso não era obrigatório em locais abertos.
Já em Maceió, a prefeitura optou por liberar o uso da máscara em ambientes abertos. Quanto aos estabelecimentos fechados, públicos e privados, deixou a critério dos responsáveis exigir ou não o item.
Em Florianópolis, desde a última segunda, 14, está em vigor o decreto estadual que dispensa o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e repartições públicas, desde que seja possível manter o distanciamento social. No transporte público o uso é obrigatório, enquanto nos locais ao ar livre o item de segurança já estava liberado.
Em Natal, no dia 9, a prefeitura publicou um decreto dispensando a população do uso de máscaras em locais abertos e fechados.
Em Rio Branco, desde o dia 08, a prefeitura acabou com a exigibilidade do uso de máscaras em ambientes fechados, apenas “recomendando” o seu uso.
No Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre, no último dia 11, dispensou a obrigatoriedade da máscara em ambientes abertos públicos e privados. Até o final da semana, o município irá decidir se estenderá a flexibilização aos locais fechados. Salientando que as crianças gaúchas de até 12 anos estavam liberadas do uso de máscara em qualquer ambiente.
O poder de decisão da população
Cuiabá optou por não seguir o decreto do governo de Mato Grosso e decidiu manter a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes fechados. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se absteve e preferiu deixar a decisão a cargo da população sobre a liberação, acreditando que a população por ser zelosa, decidiria a melhor forma de se proteger. Sendo assim, ainda não foi definido quando o uso será dispensado em locais fechados. Nos ambientes abertos, já está liberado.
Na capital paulista, desde o dia 10, a prefeitura acompanhou o decreto do governo do estado de São Paulo e aboliu o uso de máscaras em locais ao ar livre. A partir do dia 23, conforme estudos da Vigilância Sanitária Municipal, a prefeitura deve seguir a tendência do estado e definir a liberação também em locais fechados.
Em Belo Horizonte, o uso já está dispensado em locais abertos desde o último dia 3.
Saiba quais capitais ainda resistem
Curitiba ainda mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e abertos. Segundo a secretária Márcia Huçulak, existe um projeto do governo estadual em tramitação encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná que pode alterar a exigibilidade do uso do protetor facial em locais abertos no Estado.
Salvador divulgou que não há data para a dispensa do uso de máscaras em espaços livres e fechados. No Recife, o uso se faz obrigatório em todos os ambientes.
Em João Pessoa, poderá se fazer desnecessário em praias e espaços abertos a partir da próxima sexta-feira, 21.
Fortaleza declarou que acompanha as decisões do governo do Ceará, que ainda mantém a obrigatoriedade em todos os ambientes. A partir do dia 21 deste mês, o governo levanta a possibilidade da liberação em locais ao ar livre.
As demais capitais, Palmas, Aracajú e Belém, mantém a obrigatoriedade do uso.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas