Conecte-se conosco

Saúde

O vínculo insuspeito: Produto químico aumenta a probabilidade de câncer de fígado

Publicado

em

Você sabia que um produto químico presente em muitas panelas e frigideiras, usadas no dia a dia de muitas pessoas, pode colocar a sua saúde em risco?

Estamos falando do sulfonato de perfluorooctano (PFOS), uma substância artificial que confere propriedades antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas a diversos produtos domésticos.

Este produto químico aumenta os riscos de câncer no fígado

O PFOS faz parte de um grupo de compostos chamados substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), que são usados há décadas em vários setores industriais e comerciais.

No entanto, estudos recentes têm mostrado que esses produtos químicos podem se acumular no organismo humano e causar diversos problemas de saúde, incluindo o câncer de fígado.

Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas mais expostas ao PFOS tinham até 4,5 vezes mais chances de desenvolver o tipo mais comum de câncer de fígado, o carcinoma hepatocelular não viral. Esse tipo de tumor é responsável por cerca de 700 mil mortes por ano no mundo.

“O câncer de fígado é uma das consequências mais graves das doenças hepáticas, e esse é o primeiro estudo em humanos a demonstrar a associação dos PFAS a essa doença”, relatou Jesse Goodrich, um dos principais participantes da pesquisa.

Os especialistas analisaram os níveis de PFAS no sangue de mais de 1.200 pessoas com doença hepática crônica e compararam com os de um grupo controle. Eles descobriram que os níveis de PFOS eram significativamente maiores nos pacientes com câncer de fígado do que nos demais.

O PFOS é um produto químico persistente, ou seja, ele não se degrada facilmente no ambiente e pode permanecer por muito tempo no solo, na água e nos seres vivos.

Ele entra no organismo humano por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados, da inalação de poeira ou vapores, ou do contato direto com produtos que o contêm.

Um dos produtos mais comuns que contêm PFOS são as panelas e frigideiras antiaderentes, que facilitam o preparo dos alimentos sem grudar ou queimar.

No entanto, esses utensílios podem liberar partículas ou gases tóxicos quando aquecidos a altas temperaturas ou quando danificados por arranhões ou rachaduras.

Outros produtos que podem conter PFOS são roupas impermeáveis, embalagens de alimentos, tapetes, móveis, cosméticos, tintas, vernizes e espumas extintoras.

Como se proteger do perigo oculto?

Diante dos riscos à saúde associados ao PFOS e aos demais PFAS, algumas medidas podem ser tomadas para reduzir a exposição a esses produtos químicos, como:

  • prefira panelas e frigideiras feitas de materiais naturais ou inoxidáveis, como cerâmica, vidro, ferro ou aço e evite usar panelas antiaderentes que estejam desgastadas;
  • Não aqueça as panelas antiaderentes acima de 260°C e use sempre fogo baixo ou médio;
  • Não deixe as panelas vazias sobre o fogo e use sempre utensílios de madeira ou silicone para não arranhar o revestimento;
  • Evite usar roupas impermeáveis ou resistentes a manchas que contenham PFAS. Opte por tecidos naturais ou laváveis;
  • Evite entrar em contato com espumas extintoras que contenham PFAS. Se isso acontecer, lave bem a pele e as roupas com água e sabão.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS