Conecte-se conosco

Saúde

Saúde em risco: Produtos químicos invisíveis ameaçam sua alimentação

Publicado

em

Você já se perguntou por que a comida não gruda na sua frigideira, por que a água não molha a sua jaqueta ou por que o seu batom dura tanto? A resposta pode estar em uma classe de produtos químicos chamados PFAS, sigla para compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil.  

Essas substâncias têm propriedades que as tornam úteis para uma variedade de aplicações industriais e domésticas, como revestimentos antiaderentes, impermeabilizantes, embalagens de alimentos, cosméticos, móveis e até mesmo espumas de combate a incêndios.

No entanto, existe um lado obscuro nessa história toda: os PFAS são extremamente persistentes no ambiente e no organismo humano, levando décadas ou até séculos para se degradarem. Por isso, eles são conhecidos como “produtos químicos para sempre”.

Além disso, eles ainda podem causar diversos problemas de saúde, como câncer, danos ao fígado, alterações hormonais, defeitos congênitos e redução da imunidade. Como se não bastasse, os PFAS estão presentes em quase todos os lugares do planeta, desde as águas subterrâneas até o sangue das pessoas.

Como evitar os químicos eternos

Nos Estados Unidos, algumas regiões estão banindo produtos químicos de consumo para sempre. No entanto, para o consumidor médio, é muito difícil evitar esses produtos, mas existe uma boa notícia: seguindo algumas dicas, você pode minimizar a exposição dos alimentos. Confira abaixo:

  • evitar as panelas antiaderentes;
  • diminuir o consumo de alimentos em embalagens gordurosas, como fast food, batatas fritas, saladas e hambúrgueres;
  • optar por água engarrafada ou filtrada;
  • preferir guardar sobras em recipientes de vidro;
  • evitar misturas para bolo;
  • evitar pipocas de micro-ondas;
  • optar por alimentos frescos, não embalados.

Outro ponto importante é exigir das empresas e dos governos mais transparência e responsabilidade na produção e no uso dessas substâncias, exigindo que elas sejam substituídas, mesmo que de maneira gradual, por alternativas mais seguras e sustentáveis.

Os PFAS são uma ameaça real à nossa saúde e ao nosso planeta, mas podemos adotar algumas posturas e atitudes para reduzir os seus impactos e garantir um futuro pelo menos um pouco melhor para nós e para as gerações que ainda virão.

Publicidade

MAIS ACESSADAS