Saúde
Olha a intoxicação alimentar! Confira 3 alimentos para ter cuidado
A intoxicação alimentar é uma reação do corpo que ocorre após consumir um alimento infectado.
Se você já comeu algo e sentiu que não lhe caiu bem, esse é o sinal de alerta para uma possível intoxicação alimentar. Esse problema ocorre quando alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias tóxicas são ingeridos, causando uma série de sintomas desagradáveis, como náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre.
Geralmente as pessoas associam a intoxicação alimentar a algo que comeram fora de casa, mas conforme o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), esse tipo de infecção comumente ocorre com alimentos consumidos nos lares. Os dados apontam que quase metade dos intoxicados não souberam indicar a origem do problema.
Apesar de não ter registros concretos sobre quais alimentos mais causam intoxicação, os médicos sanitaristas indicam quais são os mais propícios a causarem esse mal-estar. Confira abaixo a lista.
3 alimentos que mais causam intoxicação alimentar
Queijo
Muitas pessoas são intolerantes à lactose do leite, mas não sabem que sua sensibilidade pode ser um problema de saúde. Além disso, o queijo pode causar intoxicação alimentar por várias razões, sendo a mais comum a contaminação por bactérias como a monocytogenes e a salmonella.
Essas bactérias podem estar presentes no leite cru utilizado na fabricação do queijo ou introduzidas durante o processo de produção, armazenamento ou manipulação do produto.
Imagem: Shutterstock / MaraZe
Carne moída
Muitas vezes, os consumidores de carne moída desconhecem a procedência do alimento. Esse tipo de carne é especialmente vulnerável à contaminação porque a superfície exposta da carne é aumentada durante o processo de moagem, proporcionando mais áreas para as bactérias se multiplicarem.
Além disso, o ingrediente é frequentemente utilizado em receitas que não passam por um processo de cozimento prolongado, como hambúrgueres mal passados e molhos à base de carne, aumentando o risco de ingestão de bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar.
Imagem: shutterstock
Folhas
Folhas como alface também são propícias à contaminação por seres delicadas e porosas, podendo ter bactérias nas pequenas dobras e cavidades. Além disso, as folhas são frequentemente consumidas cruas, o que não elimina as bactérias nocivas presentes na superfície e pode causar intoxicação alimentar.
Imagem: shutterstock

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?