Conecte-se conosco

Commodities

Onde ficam as maiores reservas de ouro do mundo?

Ainda ligado à riqueza, o ouro tem poder forte na economia até hoje.

Publicado

em

A história do ouro remonta a milhares de anos, sendo considerado um dos metais mais preciosos do mundo. Desde a antiguidade, esse metal foi empregado como forma de moeda e símbolo de poder e riqueza.

Durante a era das grandes navegações, o ouro foi responsável por impulsionar a economia mundial e financiar expedições em busca de novas terras e recursos.

Nos tempos modernos, os países mantêm reservas de ouro como forma de garantir estabilidade financeira e segurança contra crises econômicas.

Sabendo disso, os 5 países com as maiores reservas de ouro do mundo possuem um papel crucial na economia global e na estabilidade financeira.

O metal sempre foi considerado um ativo valioso e uma forma segura de proteger a riqueza contra tempos incertos. Mesmo com a abolição do padrão ouro, os governos continuam mantendo grandes reservas desse material precioso.

Países com as maiores reservas do mundo

5. Rússia

Na base do ranking, a Rússia, com 2,301.6 toneladas de ouro, completa a lista dos cinco países com as maiores reservas desse metal precioso.

O aumento nas reservas de ouro da Rússia foi uma estratégia para diversificar a economia e diminuir a dependência dos investimentos americanos.

4. França

Em quarto, encontramos a França, com 2,436.5 toneladas de ouro. O país teve um papel importante no colapso do sistema de Bretton Woods, quando o então presidente Charles de Gaulle começou a trocar dólares por ouro.

Ouro é usado como riqueza e poupança por países desde a antiguidade – Imagem: reprodução

3. Itália

A Itália ocupa a terceira posição, com 2,451.8 toneladas de ouro em suas reservas. Embora tenha sido cogitada a venda de parte das reservas de ouro durante a crise na zona do euro, esses planos nunca se concretizaram.

2. Alemanha

Em segundo lugar, temos a Alemanha, que possui 3,359.1 toneladas de ouro em suas reservas.

O país guarda parte desse metal em diversos locais, incluindo no Deutsche Bundesbank em Frankfurt, no Banco da Reserva Federal dos Estados Unidos, em Nova York, e no Banco da Inglaterra, em Londres.

1. EUA

No topo da lista, estão os Estados Unidos, com uma impressionante quantidade de 8,133.5 toneladas do metal precioso.

Durante o sistema de Bretton Woods, os Estados Unidos detinham a maior parte das reservas de ouro do mundo, e mesmo após décadas, esse cenário permanece praticamente inalterado.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS