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Opean finance é responsável por 46% de dados trocados do Nubank
Fintech completou dez anos em maio.
O opean finance é responsável por 46% de dados trocados do Nubank (NUBR33). O termo designa algo como “sistema financeiro aberto”.
O volume posiciona a fintech como a instituição que mais recebeu dados por esta modalidade, este ano.
Levantamento efetuado pela estrutura de governança do ecossistema aponta que o neobanco foi o receptor das chamadas de API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações) realizadas de janeiro até 26 de maio. No período, obteve informações de outras instituições 7,4 bilhões de vezes.
Desta forma, o Nubank supera com folga o segundo colocado, o Itaú (ITUB4), sendo que este obteve 23% das chamadas. Na sequência, aparecem Banco do Brasil (BBAS3; 14%); Mercado Pago (7%) e Bradesco (BBDC4; 4%).
O opean finance e o Nubank
De acordo com o Valor Econômico, as APIs são o habilitador tecnológico para que os sistemas das instituições consigam se conectar e trafegar informações. É o padrão por meio do qual as instituições “conversam” no ecossistema de open finance.
Também traz que o ranking das chamadas considera os volumes da fase 2 de implementação, quando os dados de clientes começaram a ser compartilhados de fato entre participantes. Essas operações demandam consentimento do usuário.
E acrescenta que como as chamadas de API envolvem uma troca de informações, é possível analisar os números também do ponto de vista do transmissor, ou seja, de quando uma instituição envia dados para outra. Nesse caso, o Nubank também lidera, mas a diferença é menor. A fintech representa 18% das chamadas no ano, enquanto o Itaú fica com 14%. Mercado Pago tem 13% do total; Santander, 12%; e Caixa, 11%.
Participação representativa
O Nubank informou, por meio de nota, que a participação representativa como receptor é explicada principalmente pelo alto volume de consentimentos de usuários, que já ultrapassa 7,8 milhões.
De acordo com o banco, a abertura de chamadas constantes de API permite a entrega de “recomendações contextuais e personalizadas aos clientes”. “A partir dos dados obtidos via open finance, queremos oferecer soluções que agreguem valor para o nosso cliente, como atualização e análise de informações para concessão de crédito, seja para cartões ou empréstimos, como também para experiências de alertas ou desenvolvimento de novas funcionalidades, como a visualização de saldos de outros bancos por meio do app.”

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