Conecte-se conosco

Tecnologia

Os esquecidos do Drive: Quais PCs o Google deixará para trás?

Publicado

em

Uma das ferramentas mais populares e ágeis para armazenar e editar arquivos na nuvem anunciou mudanças importantes. Estamos falando do Google Drive. Se você o utiliza com frequência, é bom ficar de olho.

O Google Drive permite que os usuários acessem os arquivos salvos de qualquer dispositivo. Além disso, ele sincroniza fotos, vídeos e propicia o compartilhamento e colaboração com outras pessoa em tempo real.

A novidade nada agradável é que ele deixará funcionar em determinados sistemas operacionais de computador, a partir de agosto deste ano. Para não ser pego de surpresa, fique atento aos detalhes.

Os sistemas que deixarão de executar o Google Drive, no próximo mês, são:

– Windows 8

– Windows 8.1

– Windows 32 bits

Se algum desses é o sistema instalado no seu computador, é hora de mudar para um mais atual. Caso contrário, você perceberá em breve que as atividades do Google Drive deixarão de funcionar.

Atualização do sistema

É importante ficar claro que essa alteração não significa que os seus arquivos salvos na nuvem deixarão de existir ou serão deletados. Eles seguirão armazenados, mas para vê-los e editá-los, você terá que ter um sistema compatível.

A solução passa, portanto, pela atualização do sistema operacional. A dica simples é: instale o Windows 10 (64 bits) ou uma versão posterior.

Outras opções

Caso o seu computador não suporte uma atualização, o único jeito é trocar de equipamento ou utilizar um outro serviço de nuvem.

Hoje já existem várias opções no mercado, como OneDrive, Dropbox, iCloud e Mega. Cada uma dessas opções tem prós e contras. Basta analisar bem e escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Contratação do plano de armazenamento do Google Drive

Se mesmo diante desse cenário, você preferir o Google Drive e desejar continuar usufruindo das ferramentas do serviço, existe ainda uma forma de aumentar a capacidade de armazenamento dele.

Estamos falando da contratação ou pagamento mensal pelo direito de mais espaço na nuvem. O Google Drive oferece planos pagos que variam de 100 GB a 2 TB. Os preços são acessíveis e você pode compartilhar o plano com até cinco pessoas.

Caso tenha interesse, basta acessar a sua conta do serviço e clicar em “Obter mais armazenamento”. Você será direcionado para uma página onde terá acesso às opções de planos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS