Conecte-se conosco

Tecnologia

Os segredos da Receita Federal: como é detectada a sonegação de impostos no IR

Entenda de onde o “Leão” consegue obter informações sobre os rendimentos dos contribuintes.

Publicado

em

Leilão da Receita Federal: smartphones e relógios estarão DISPONÍVEIS em dezembro

A Receita Federal é uma instituição vital para o equilíbrio econômico do país. Afinal, o órgão controla e administra todos os tributos da União, incluindo as receitas previdenciárias e valores oriundos do comércio exterior, por exemplo.

Desse modo, todos os cidadãos que preenchem os requisitos mínimos da entidade devem prestar contas sobre o Imposto de Renda por meio de uma declaração. O documento precisa ser entregue no prazo estipulado, de modo a evitar multas e demais problemas legais.

Agora, quem já utilizou uma versão pré-preenchida do formulário declaratório do IR deve ter reparado que ali existe uma grande quantidade de dados que o governo já possui de cada contribuinte. Mas como será que o poder público tem acesso a tudo isso e de que forma os casos de sonegação são descobertos?

A resposta para tal pergunta é extremamente simples. O que acontece é um cruzamento de informações de cunho financeiro e fiscal que a Receita realiza. Por meio deste processo, várias fontes são consultadas e cada uma contribui com elementos específicos sobre a situação financeira de corporações e pessoas físicas. Veja as principais:

  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)
  • Declaração de Operações com Cartões de Crédito (DECRED)
  • Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED)
  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB)
  • eSocial e CAGED
  • Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe)
  • E-financeira

Como evitar cair na “malha fina”

Além das opções mostradas anteriormente, o Fisco realiza ainda o cruzamento de dados com entidades internacionais, caso seja necessário, ampliando ainda mais o escopo de análise. Portanto, o melhor a se fazer é agir sempre dentro da lei e evitar a temida “malha fina“.

Para que essa situação incômoda não ocorra, é essencial manter a transparência nas declarações, colocando todas as informações atualizadas e de maneira precisa. Então, jamais omita rendimentos, posses, despesas dedutíveis, dívidas e mantenha sempre as notas fiscais comprobatórias, caso maiores esclarecimentos sejam solicitados.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS