Conecte-se conosco

Agronegócio

PANCS: o que são? Para quê servem? Saiba mais sobre essas plantas

Cada vez mais popular no cardápio dos brasileiros, as PANCS são alimentos ideais para se cultivar em casa. Confira mais sobre.

Publicado

em

PANCS é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, que são plantas comestíveis que geralmente não fazem parte da dieta convencional de uma determinada cultura ou região, mas que possuem valor nutricional e podem ser utilizadas como alimento. As PANCS têm ganhado popularidade nos últimos anos devido ao interesse crescente em alimentos saudáveis, sustentáveis e diversificados.

As PANCS são plantas encontradas na natureza, muitas vezes consideradas “ervas daninhas” ou plantas espontâneas, que podem ser consumidas em diversas formas, como folhas, flores, frutos, raízes e sementes. Elas podem ser utilizadas na culinária de várias maneiras, como ingredientes em saladas, sucos, sopas, chás, refogados, molhos e muito mais.

Além de sua diversidade gastronômica, as PANCS são conhecidas por seu valor nutricional. Muitas delas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, como antioxidantes e fitoquímicos, que podem contribuir para uma alimentação equilibrada e saudável.

As PANCS também podem ter propriedades medicinais, sendo utilizadas na medicina tradicional de diversas culturas para fins terapêuticos. Por exemplo, a ora-pro-nóbis é uma PANCS rica em proteínas, fibras e vitamina C, e é conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A bertalha é outra PANCS rica em nutrientes, como vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio, e é conhecida por suas propriedades diuréticas e antioxidantes.

Cultivar e consumir PANCS pode contribuir para uma alimentação mais diversificada, sustentável e saudável, além de promover a valorização da biodiversidade e da cultura local. É importante, no entanto, obter informações adequadas sobre as PANCS antes de consumi-las, uma vez que algumas podem ser tóxicas ou causar reações alérgicas em algumas pessoas. É recomendado buscar orientação de especialistas ou fontes confiáveis ao identificar, cultivar e consumir PANCS.

Pensando nisso, hoje vamos listar algumas opções de PANCS para você aderir ao seu cardápio. Confira!

Conheça 7 PANCS para inserir na dieta

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

É uma planta trepadeira rica em proteínas, fibras e vitamina C. Suas folhas são utilizadas em diversas preparações culinárias, como refogados, sopas e sucos. É conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Reprodução: Shutterstok

Bertalha (Basella alba)

É uma planta de folhas suculentas rica em vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio. Suas folhas e hastes são consumidas em saladas, sopas e refogados, e são conhecidas por suas propriedades diuréticas e antioxidantes.

Reprodução: Freepik

Capuchinha (Tropaeolum majus)

É uma planta ornamental comestível cujas flores, folhas e sementes são consumidas. Possui alto teor de vitamina C e possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Suas flores são frequentemente utilizadas em saladas.

Reprodução: Freepik

Caruru (Amaranthus spp.)

É uma planta de folhas comestíveis e rica em nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina A. Suas folhas são utilizadas em refogados, sopas e saladas.

Reprodução: Freepik

Taioba (Xanthosoma spp.)

É uma planta de folhas grandes e rica em nutrientes, como vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio. Suas folhas são consumidas cozidas em refogados, ensopados e sopas.

Reprodução: Freepik

Capuchinha-africana (Hibiscus sabdariffa)

É uma planta cujas flores e cálices são consumidos em forma de chá ou suco. Possui propriedades antioxidantes e é rica em vitamina C.

Reprodução: Freepik

Dente-de-leão (Taraxacum officinale)

É uma planta conhecida por suas propriedades diuréticas e digestivas. Suas folhas são consumidas em saladas, sopas e refogados.

Foto/Reprodução: Freepik

Esses são apenas alguns exemplos de PANCS, e a variedade pode variar dependendo da região e cultura. É importante lembrar que é necessário obter informações adequadas sobre as PANCS antes de consumi-las, buscando orientação de especialistas ou fontes confiáveis.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS